Os labirintos da diferença: uma leitura em torno do livro a filosofia crítica de Kant
Résumé
A filosofia é para Kant, um saber responsável por analisar as condições de possibilidade do conhecimento, e o filósofo é aquele que explora os limites da racionalidade a partir das faculdades. Não obstante, ao lermos o livro A Filosofia Critica de Kant deparamo-nos com uma afirmação paradoxal realizada por Deleuze: “toda representação está em relação com algo distinto dela, objeto e sujeito” ( p.14). A partir dessa afirmativa lançamos o seguinte questionamento: por que toda representação está em relação com algo distinto e não com algo semelhante? Esse questionamento é importante para destacar a singularidade da leitura deleuziana em relação aos textos de Kant, pois para Deleuze a noção de representação desdobrasse em uma tipologia das faculdades. Sendo assim, em um primeiro momento, a representação pode aparecer como faculdade-de-conhecer. Em um segundo momento, a representação pode assumir os contornos da faculdade-do-desejar. E finalmente, ela pode ser num terceiro momento, a faculdade-do-prazer-e-da-dor. É justamente no conjunto tipológico dessas faculdades que encontramos a aproximação da argumentação deleuziana sobre os labirintos da diferença. Afinal, segundo a leitura de Deleuze, o que possibilita a Kant percorrer esses modelos é a existência de um método transcendental. Nossa tarefa nessa comunicação é levantar a hipótese de que a leitura deleuziana em torno da filosofia crítica de Kant implica uma possibilidade de tomar o conhecimento não como uma identidade ou como um equivalente, mas como uma multiplicidade presente nesse jogo das diferenças.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.