Acompanhamento terapêutico em hospital de reabilitação fisioterápica
Mots-clés:
acompanhamento terapêutico, hospital, paciente fisioterápico, transferência, contratransferência,Résumé
Este artigo pretende mostrar como ocorre o acompanhamento terapêutico, as dificuldades encontradas e o cruzamento entre prática e teoria, a partir da experiência com um paciente fisioterápico. No texto discutiremos um pouco sobre transferência, contratransferência, cinco estágios sobre a morte e o morrer que foram cunhados por Kübler-Ross, e verificados no contexto hospitalar em pacientes fisioterápicos. Pensaremos os significados criados pela paciente a respeito da sua vida e corpo, a partir de uma visão antropológica de sua história. O nosso relato será embasado e correlacionado às experiências de vida que levaram a paciente à angustia atual.##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
CARLAT, D. J. Entrevista psiquiátrica. Porto Alegre: Artmed, 2007.
CUNHA, J. P. P. da; CUNHA, R. E. da. Sistema Único de Saúde. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Gestão municipal de saúde: textos básicos. Rio de Janeiro, 2001. p. 285-319.
FREUD, S. A dinâmica da transferência. In:______. O Caso Schereber, Artigos Sobre Técnicas e Outros Trabalhos. In: ______. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1912. v. 12, p. 52-57. Edição Standard Brasileira.
KÜBLER–ROSS, E. Sobre a Morte e o Morrer: o que os doentes têm para ensinar a médicos, enfermeiras, religiosos e aos seus próprios parentes. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
KURAS, S. Acompanhantes Terapêuticas e Pacientes Psicóticos: o papel do acompanhante terapêutico no tratamento de pacientes psicóticos. Campinas: Papirus, 1987. cap. II.
MACKINNON, R. A.; MICHELS, R.; BUCKELEY, P. J. A Entrevista Psiquiátrica na Prática Clínica. Porto Alegre: Artmed, 2008.
VAZ, H. C. de L. Antropologia Filosófica. São Paulo: Loyola, 2004. v. 1.
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.