Subjetivação na Formação em Psicanálise: uma análise institucional de discurso

Auteurs

  • Renee Volpato Viaro Universidade de São Paulo
  • Marlene Guirado Universidade de São Paulo
  • Luciana Albanese Universidade Federal do Paraná

Mots-clés:

modos de subjetivação, formação psicanalítica, discurso, análise institucional do discurso, assujeitamento-resistência

Résumé

Esta pesquisa problematiza os efeitos subjetivos experienciados pelo psicanalista no processo de formação em psicanálise; visando, portanto, a investigar possíveis modos de subjetivação nos discursos sobre este processo. Para isso, foram entrevistados seis psicanalistas: três lacanianos e três vinculados à Associação Internacional de Psicanálise – IPA; as entrevistas foram transcritas e analisadas segundo a metodologia da Análise Institucional do Discurso. Pôde-se delinear como os entrevistados vinculados à IPA subjetivam-se através de uma reafirmação do discurso formador, reconhecendo-se psicanalistas na/pela observância ao modelo de formação da IPA; e os lacanianos através de uma contraposição a outros discursos, reconhecendo-se psicanalistas na/pela diferenciação a termos associados à IPA, à filosofia, à psicologia, etc. Ainda dentre os resultados, a análise pessoal figura, em ambos os grupos, como dispositivo central de produção do psicanalista: uma relação produtora de verdades e saberes de si nos quais os entrevistados encontram condições e limites para se reconhecerem psicanalistas.

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Bibliographies de l'auteur

Renee Volpato Viaro, Universidade de São Paulo

Graduado e Mestre em Psicologia pela UFPR e atualmente doutorando em Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidadepela junto à Universidade de São Paulo

Marlene Guirado, Universidade de São Paulo

Livre-docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Luciana Albanese, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Professora Associada do Departamento de Psicologiada Universidade Federal do Paraná

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Publiée

2016-11-07

Numéro

Rubrique

Temáticas Diversas