A sexualidade da pessoa com deficiência nas capas da <em>Revista Sentidos</em>: inclusão ou perpetuação do estigma?

Auteurs

  • Karla Garcia Luiz Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC
  • Adriano Henrique Nuernberg Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

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https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i1/1499

Mots-clés:

fotografia, sexualidade, deficiência, revista de segmento

Résumé

A profusão de imagens fotográficas de pessoas no mundo contemporâneo revela um vastíssimo espectro de possibilidades de significar a condição humana. As fotografias de pessoas com deficiência figuram entre essas possibilidades, revelando as transformações do significado da deficiência no contexto histórico-cultural. Tendo em vista que a sexualidade também é um dos modos possíveis de objetivar-se no mundo e que poucos estudos tratam de modo crítico e emancipador da relação sexualidade e deficiência, este artigo analisa as representações sobre a sexualidade das pessoas com deficiência estampadas nas capas da Revista Sentidos – uma revista de segmento de e para a deficiência. A partir do enfoque do modelo social da deficiência, foi possível avaliar as tensões e sobreposições entre os significados da deficiência presentes na revista e sua relação com as transformações sociais que incidem sobre esse grupo social.

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Bibliographies de l'auteur

Karla Garcia Luiz, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

É graduada em Psicologia (Universidade Católica de Santos/2008), especialista em Educação Especial (UNINTER/2011), mestra em Psicologia Social (Universidade Federal de Santa Catarina/2015), doutoranda em Psicologia Social (Universidade Federal de Santa Catarina/em andamento). É membro do Núcleo de Estudos Sobre Deficiência (NED/UFSC - desde 2012). Atuou como psicóloga da APAE de Garopaba/SC de 2010 a 2013. Desde 2015 é servidora pública federal no cargo de psicóloga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) - campus São José/SC. É pesquisadora e ativista na área dos Estudos sobre Deficiência.

Adriano Henrique Nuernberg, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Professor Associado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua em projetos de pesquisa e extensão na área de Psicologia Escolar e Educacional e Estudos sobre Deficiência. Ministra disciplinas, orienta pesquisas e supervisiona estágios nestas áreas na graduação e pós-graduação. Coordena o grupo de pesquisa Psicologia e Processos Educacionais, vinculado ao Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional na UFSC.

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Publiée

2018-01-18

Numéro

Rubrique

Artigos

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