Freud e a prevenção: um percurso de controvérsias

Auteurs

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https://doi.org/10.22409/1984-0292/v31i3/5642

Mots-clés:

psicanálise, prevenção, profilaxia

Résumé

O termo prevenção em saúde vem sendo utilizado desde a mudança no paradigma médico com certa frequência dentro e fora do campo da medicina. Entretanto, ao se debater esse conceito fora desse campo, torna-se necessário trazer algumas particularidades em questões atravessadas pelo tempo e espaço em que se dão. Este artigo problematiza a ideia de prevenção no pensamento de Freud. Assim, investigam-se, a partir de uma revisão dos seus escritos, os diversos empregos e concepções que ele faz dos termos prevenção e profilaxia. Com origem nos textos de 1896, passando por outros textos em 1910, 1913, 1926, 1934 até os artigos mais tardios de 1937, destacam-se suas principais elaborações sobre a temática, marcadas por uma flutuação de posicionamentos referentes às possibilidades e limites de uma prática psicanalítica de caráter preventivo. Para auxiliar na articulação utilizamos também escritos de outros psicanalistas sobre o tema, com o objetivo de reatualizar o debate da noção de prevenção em psicanálise.

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Bibliographies de l'auteur

Beatriz Sernache de Castro Neves, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

Psicóloga graduada pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2013), com mestrado em Psicologia pela UNIFOR (2015), e doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Docente do curso de Psicologia da Faculdade Ari de Sá. Psicóloga clínica. Psicóloga do Instituto da Primeira Infância - IPREDE de 2013 a 2018 , onde fez atividades de preceptoria de diversas faculdades de Fortaleza. Com interesse nas seguintes áreas: psicanálise, saúde coletiva, infância, psicopatologia da infância, práticas institucionais e clínica precoce.

Maria Celina Peixoto Lima, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1982), mestrado em Psicologia e Psicopatologia Clínica - Université Lyon 2 (1991), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985), doutorado em Psicologia - Université Paris 13 (2002) e Pos-Doutorado - Université Rennes 2 (2015). Atualmente é professora titular do PPG em Psicologia da Universidade de Fortaleza, psicanalista. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: psicanálise, laço social, discursos e práticas institucionais, psicopatologia da infância e da adolescência. E membro do Grupo de Trabalho da ANPEPP “Psicanalise e educação”.

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Publiée

2019-11-02

Numéro

Rubrique

Artigos