A moral na perspectiva histórico-cultural

uma revisão da literatura

Auteurs

  • Bruno Rolim Baggio Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, PB
  • Thalita Lays Fernandes de Alencar Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, PB
  • Fabiola de Souza Braz Aquino Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, PB

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https://doi.org/10.22409/1984-0292/v33i1/5736

Mots-clés:

moral, Vygotsky, perspectiva histórico-cultural, revisão da literatura

Résumé

Este estudo tem como objetivo identificar e discutir artigos que se basearam nas contribuições da perspectiva histórico-cultural elaborada por Vygotsky para compreender e explicar a moralidade. Partindo de uma análise das ideias do próprio autor sobre o tema e sobre o contexto histórico no qual elas se inserem, realizou-se uma revisão de artigos que utilizam as ideias de Vygotsky para se dedicar ao estudo da moral. O levantamento realizado em bases de dados científicas permitiu identificar 22 artigos relativos ao tema. O material foi analisado a partir dos seguintes eixos temáticos: perspectivas teóricas adotadas nos estudos; procedimentos metodológicos utilizados; e temas e conceitos discutidos nos estudos, com foco na articulação da teoria histórico-cultural de Vygotsky com o desenvolvimento moral. Apesar da relevância da teoria vygotskiana para a compreensão do desenvolvimento moral, esta perspectiva mostrou-se ainda pouco desenvolvida quando comparada às perspectivas piagetiana e kohlberguianas, mais frequentemente utilizadas em estudos sobre a psicologia do desenvolvimento moral.

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Bibliographies de l'auteur

Bruno Rolim Baggio, Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, PB

Doutor em Psicologia Social do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2019), na área da Psicologia do Desenvolvimento Moral. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e mestrado em Psicologia Clínica pela mesma instituição (2011), com ênfase em Psicanálise. Atua como psicólogo escolar na Prefeitura Municipal de João Pessoa e desenvolve pesquisas nas áreas de Desenvolvimento Moral, Psicanálise e Psicologia Cognitiva. Tem experiência na área de Psicologia Social, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Clínica, Docência e Acompanhamento Terapêutico.

Thalita Lays Fernandes de Alencar, Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, PB

Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba, com período sanduíche na Universidade do Porto, Portugal. Mestre em Psicologia Social (2017) e bacharel em Psicologia (2014) pela Universidade Federal da Paraíba. Integrante do Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento Sóciomoral (NPDSM). Desenvolve pesquisas nas áreas de desenvolvimento moral, perdão, cognições sociais e educação moral.

Fabiola de Souza Braz Aquino, Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, PB

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1997). Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (UFPB). Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (UFPB). Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Interação Social e Desenvolvimento Infantil (NEISDI). Membro do GT de Psicologia Escolar Educacional da ANPEPP. Supervisora de Estágio em Psicologia Escolar. Coordenadora do Curso de Extensão ‘Formação Continuada de Psicólogas Escolares a partir de suas atuações em contextos públicos de educação’. Pesquisa temas como: interação social, desenvolvimento sociocomunicativo e da linguagem nos anos iniciais; transições de desenvolvimento; contextos de desenvolvimento e educação, com foco nos anos iniciais; formação e atuação do psicólogo escolar.

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Publiée

2021-03-01

Numéro

Rubrique

Artigos