Horta comunitária e Psicologia Social: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/2022/v34/29430

Palavras-chave:

Psicologia social, grupo, horta comunitária, estágio.

Resumo

A experiência profissional aqui relatada se refere à prática de estágio supervisionado em Psicologia Social e Comunitária, desenvolvida no ano de 2017, junto a um grupo intergeracional de horta comunitária. O trabalho foi realizado em uma instituição de assistência social de um município do interior do estado de São Paulo. Tendo por objetivo promover o desenvolvimento humano e fomentar a formação grupal entre seus participantes, as atividades práticas desenvolvidas na horta foram entendidas e organizadas como atividades-meio para a promoção do desenvolvimento e constituição grupal. O grupo intergeracional realizou ao longo do ano mais de trinta encontros semanais nos quais, além das atividades práticas na horta, também ocorreram rodas de conversa, discussão de curtas metragens, dinâmicas grupais, dentre outras. Destacamos como principais resultados desta intervenção entre os participantes do grupo: a aprendizagem de variadas técnicas de cultivo; o fortalecimento das relações interpessoais entre si; o desenvolvimento da autonomia e auto-organização do coletivo; e a constituição deste como importante rede de apoio para seus integrantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Alves dos Santos, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, SP

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Bauru) e mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela mesma instituição. Atualmente é discente de Pedagogia (UNESP/Bauru) e docente no curso de Psicologia de uma IES privada. É pesquisadora do grupo de pesquisa TECER - Coletivo de estudos e pesquisas sobre Psicologia Escolar e Atividade Pedagógica. Principais temas de pesquisa: Psicologia Histórico-Cultural, Teoria da Atividade, Psicologia Escolar e formação de professores.

Wellinton Daniel Baptista da Silveira Bonaci, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, SP

Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Bauru/SP); participou de projetos de extensão em Psicologia Escolar com o objetivo de fortalecer conselhos escolares municipais e trabalhou de maneira interdisciplinar em parceria com o Núcleo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde (NEPIS) da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), coordenando uma horta comunitária com usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Atualmente é discente em Bacharelado em Biologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Bauru/SP) e integrante do Grupo de Estudos de Biologia em Agroecologia (GEBA), organizando mutirões semanais de manejo agroflorestal.

Laís Sandi Foganholo, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, SP

Psicóloga graduada pela UNESP (Bauru/SP) e formada pelo Método Bertazzo (São Paulo, SP). Atualmente, ministra aulas de Reeducação do Movimento do referido Método e pesquisa sua intersecção com a Psicologia do Desenvolvimento/Modelo Bioecológico e Psicologia Histórico-Cultural, além de prestar serviços de edição, revisão e formatação de textos acadêmicos. Militante do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro Cuiabá. Já atuou como psicóloga em serviços da Proteção Social Especial de Média Complexidade e da Proteção Social Básica da Assistência Social em Bauru, SP.

Referências

ANDERY, Alberto Abib. Psicologia na comunidade. In: LANE, Silvia T. M.; CODO, Wanderley (Org.). Psicologia Social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 1989. p. 203-220.

FREITAS, Maria de Fátima Quintal de. Inserção na comunidade e análise de necessidades: reflexões sobre a prática do psicólogo. Psicologia e Reflexão Crítica [online], v. 11, n. 1, p. 175-189, 1998. https://doi.org/10.1590/S0102-79721998000100011

FREITAS, Maria de Fátima Quintal de. Psicologia na comunidade, psicologia da comunidade e psicologia (social) comunitária: práticas da psicologia nas décadas de 60 a 90, no Brasil. In: CAMPOS, Regina Helena de Freitas (Org.). Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 54-80.

LANE, Sílvia Tatiana Maurer. Histórico e fundamentos da psicologia comunitária no Brasil. In: CAMPOS, Regina Helena de Freitas (Org.). Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 17-34.

MARTÍN-BARÓ, Ignacio. Sistema, grupo y poder: psicología social desde Centroamérica II. El salvador: UCA, 1989.

MONTEIRO, Denis; MENDONÇA, Marcio Mattos de. Quintais na cidade: a experiência de moradores da periferia do Rio de Janeiro. Revista Agriculturas: experiências em agroecologia, v. 1, p. 29-31, 2004. Disponível em: https://orgprints.org/id/eprint/19941/. Acesso em: 18 jul. 2017.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2013.

SILVA, Leandro Batista da; ASSIS, Edson Bento de; SEABRA Jr., Santino; PIZANO, Roberval Emerson; BENEVIDEZ, Edineuza Maria; MAGALHÃES, Josiane. Projeto Comunidade Feliz: horta comunitária e atividades interdisciplinares com idosos. Horticultura Brasileira, v. 29, n. 2, p. 445-450, 2011. Disponível em: http://www.abhorticultura.com.br/EventosX/Trabalhos/EV_5/A4255_T6096_Comp.pdf. Acesso em: 18 jul. 2019.

Downloads

Publicado

2022-12-05

Como Citar

SANTOS, M. A. DOS; BONACI, W. D. B. DA S.; FOGANHOLO, L. S. Horta comunitária e Psicologia Social: um relato de experiência. Fractal: Revista de Psicologia, v. 34, p. Publicado em 05/12/2022, 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos