A violência na vida cotidiana de famílias albergadas: seus sofrimentos e conformação social
Palavras-chave:
Violência social, Opressão e exclusão, Sofrimento psicossocialResumo
A pesquisa que originou este texto é um dos desdobramentos do Projeto de Pesquisa-Intervenção “Phenix: a ousadia do renascimento da subjetividade cidadã”(PHENIX) que se atualiza com populações pauperizadas da periferia de Maringá. Levantamos a História de Vida das famílias albergadas no Núcleo Social Papa João XXIII, acompanhando suas trajetórias de vida nas imigrações contínuas pela busca de trabalho. Este artigo é uma das teorizações dos dados dessa pesquisa-intervenção que teve a história de vida como principal procedimento. Ela complementa a compreensão de muitos adolescentes que delas são originários e com os quais interagimos semanalmente no CESOMAR (Centro Social Marista). Desvelamos a história de inserção psicossocial desses indivíduos tendo como embasamento teórico a Psicanálise sob a perspectiva da psicopolítica de Theodor Adorno. Constatamos o cotidiano de violência e sofrimento que atravessa a vida dessas famílias na luta pela sobrevivência e a maneira como suportam a tutela e o controle de instituições assistencialistas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.