Qualidades psicométricas de um conjunto de 45 testes cognitivos

Autores

  • Cristiano Mauro Assis Gomes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Oto Borges Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Qualidades Psicométricas, Testes de Inteligência, Validação

Resumo

O presente texto relata a análise das qualidades psicométricas de um conjunto de 45 testes cognitivos, avaliando a função dos mesmos como marcadores de fatores cognitivos. Os testes foram traduzidos e adaptados a partir de uma seleção entre os testes do Kit of Factor-Referenced Cognitive Tests do Educational Testing Service. Eles foram aplicados a uma amostra de 160 estudantes do terceiro ano de uma escola brasileira de ensino médio da rede federal de ensino. Foram empregados a análise fatorial exploratória, o método dos eixos principais e a análise paralela por permutação, com critérios rigorosos para a identificação de testes marcadores. Seis tipos de escalas foram identificados: escalas muito boas, escalas adequadas, escalas quase adequadas, escalas fracas, escalas com uma discrepância e escalas inadequadas. Alguns testes e escalas analisados apresentaram características de marcadores. Por outro lado, todos os testes e escalas podem ser considerados adequados, diante dos critérios psicométricos usuais.

Downloads

Biografia do Autor

  • Cristiano Mauro Assis Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais
    Psicólogo, Doutor em Educação. Professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Experiência em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento. Atua principalmente nos seguintes temas: estudo e validação de modelos da arquitetura e desenvolvimento cognitivo, construção e validação de instrumentos de medida psicológicos e educacionais, intervenção e desenvolvimento cognitivo.
  • Oto Borges, Universidade Federal de Minas Gerais
    Professor Associado na Universidade Federal de Minas Gerais, onde trabalha desde 1985. Coordena o Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da FAE/UFMG. Possui doutorado em Física (1991), mestrado em Física (1982) e Bacharelado de Física (1978) todos pela Universidade Federal de Minas Gerais. PArticipa do conselho Editorial de Revista Brasileira de Ensino de Física e da Revista Educãção e Tecnologia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, atividades práticas, ensino de ciências, educação em ciências e recurso didático.

Publicado

2008-10-04

Como Citar

Qualidades psicométricas de um conjunto de 45 testes cognitivos. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, Brasil, v. 20, n. 1, p. 195–208, 2008. Disponível em: https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/4683. Acesso em: 9 ago. 2025.