Aquisição da Linguagem Escrita e Intervenções Pedagógicas: uma abordagem Histórico-Cultural

Autores

  • Silvana Calvo Tuleski Universidade Estadual de Maringá
  • Marta Chaves Universidade Estadual de Maringá
  • Sonia Mari Shima Barroco Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Psicologia Histórico-Cultural, Linguagem escrita, Materialismo histórico e dialético, Alfabetização.

Resumo

No campo da Psicologia, diferentes teorias procuram compreender o desenvolvimento da linguagem escrita. Ora a explicam como uma simples aquisição de hábitos mediante o treino de habilidades básicas, ora como um processo decorrente do amadurecimento de estruturas cognitivas ou da elaboração de hipóteses individuais e espontâneas sobre a escrita, fundamentando-se em uma determinada prontidão neurocognitiva. O resultado destas compreensões para a alfabetização foi, com algumas variações, a aplicação de procedimentos didáticos que mais se submetiam ao desenvolvimento biológico da criança do que o promoviam. Neste texto, de natureza conceitual e metodológica, busca-se outra compreensão, apresentando-se elementos teóricos sobre a aquisição da linguagem escrita na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural e, com circunscrição ao âmbito ontogenético, discutem-se as implicações para e das intervenções pedagógicas a partir de seus pressupostos. Para isso se explicitam a natureza e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, das quais a linguagem escrita é parte; em seguida mostra-se como se dá a aquisição da linguagem escrita de acordo com Luria e Vigotski, e, por último, são apontadas as mediações pedagógicas que se fazem necessárias para que o ensino promova aprendizagem e esta, por sua vez, desenvolvimento.

 

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Biografia do Autor

Silvana Calvo Tuleski, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá

Marta Chaves, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá

Sonia Mari Shima Barroco, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

2012-04-30

Como Citar

TULESKI, S. C.; CHAVES, M.; BARROCO, S. M. S. Aquisição da Linguagem Escrita e Intervenções Pedagógicas: uma abordagem Histórico-Cultural. Fractal: Revista de Psicologia, v. 24, n. 1, p. 27-44, 30 abr. 2012.

Edição

Seção

Artigos