O desenvolvimento psicológico do adulto com deficiência adquirida: contribuições de A. R. Luria na obra <em>O homem com um mundo estilhaçado</em>

Autores

  • Eliza Maura Castilho Lopes Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Lucia Pereira Leite Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Carmen Maria Bueno Neme Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Tânia Gracy Martins Valle Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Palavras-chave:

deficiência, deficiência adquirida, desenvolvimento do adulto

Resumo

Adquirir uma deficiência pode implicar em importantes transformações na vida de um adulto. Segundo pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, o desenvolvimento do indivíduo continuará ocorrendo, considerando suas condições objetivas. Para explorar como ocorre esse desenvolvimento e qual o papel da Psicologia enquanto ciência diante do sujeito que adquire uma deficiência, será analisado o livro “O homem com um mundo estilhaçado”, de A. R. Luria, que conta a história de um indivíduo adulto que sofre uma lesão cerebral. A obra será discutida com base em pressupostos teóricos do próprio Luria, e de teóricos da mesma abordagem, como Vigotski e Leontiev.

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Biografia do Autor

Eliza Maura Castilho Lopes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010).

Lucia Pereira Leite, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-graduação Em educação Especial (PPGEEs - UFSCar). Graduada em Psicologia, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Bauru. Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/ Marília. Atualmente é professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, da Faculdade de Ciências - UNESP/Bauru e assessora científico de agências de fomento (CNPq, FAPESP, CAPES, Unesp, entre outras) e também de periódicos científicos. Tem experiência na área de Psicologia da Educação, Psicologia Social e Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: deficiência, educação especial, educação inclusiva, necessidades educacionais especiais, processos de ensino e aprendizagem, inclusão social e formação continuada. Participa como pesquisadora do projeto em rede financiado pelo Observatório em Educação OBEDUC/CAPES - Acessibilidade no Ensino Superior e é líder do GEPDI - Grupo de Estudos e Pesquisa em Deficiência e Inclusão. My citations: http://scholar.google.com/citations?hl=en&user=FP7XFQkAAAAJ

Carmen Maria Bueno Neme, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Livre Docente em Psic. Clínica (UNESP, 2009). Pós-Doutorado no Laboratório de Estudos Psicofisiológicos do Stress (LEPS- PUC-Campinas) em 2005. Doutora em Psic. Clínica pela PUC-SP (1999), Mestre em Psic. Clínica pela PUC-Campinas (1991). Especialista em Psic. Clinica (PUC-Camp e CRP), Especialista em Psic. Hospitalar (CRP) e em Psicologia Humanista-Existencial (SOBRAPHE-Un. Bauru). Formação em Psicoterapia Breve com Dr Mauricio Knobel. Profa Adjunta e orientadora no Programa de Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem- Faculdade de Ciências (UNESP-Bauru). Docente e orientadora-colaboradora no Curso de Especialização em Psic. Clinica-Hospitalar no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (?Centrinho?- USP-Bauru) há mais de 15 anos. Coordenadora de Grupo de Pesquisa CNPq (Psicologia da Saúde e Psicossomática); Sub-coordenadora de Grupo de Pesquisa CNPq (Desenvolvimento Humano). Atua em Saúde Mental e Psicoterapia desde 1976; em docência e supervisão de estagios na área clinica desde 1985; em Psic. da Saúde (interfaces entre a Psicologia e Clinicas Medicas) e Psico-oncologia desde 1992. Implantou e dirigiu serviço pioneiro de Psico-oncologia no interior do estado de SP, trabalho pelo qual foi homenageada pela Camara dos vereadores de Bauru (2012). Foi supervisora clinico-institucional do CAPSi de Bauru (2010-2011). Tem orientações e publicações nas ênfases e temas: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento Humano, psico-oncologia, psicologia hospitalar, psicossomática, psicoterapias breves e fenomenologia. Psicóloga graduada pela Fundação Educacional de Bauru (1975).

Tânia Gracy Martins Valle, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Fundação Educacional de Bauru (1975), graduação em Formação de Psicólogos pela Fundação Educacional de Bauru (1976), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1984) e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor colaborador do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Usp e Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, crianças contaminadas por chumbo, criança portadora de deficiência, violência sexual, avaliação psicológica, técnicas de exame psicológico, psicologia hospitalar, mães adolescentes, funcionamento e interações familiares.

Referências

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Publicado

2016-04-17

Como Citar

LOPES, E. M. C.; LEITE, L. P.; NEME, C. M. B.; VALLE, T. G. M. O desenvolvimento psicológico do adulto com deficiência adquirida: contribuições de A. R. Luria na obra <em>O homem com um mundo estilhaçado</em>. Fractal: Revista de Psicologia, v. 28, n. 1, p. 63-68, 17 abr. 2016.

Edição

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Artigos