Falando sobre o suicídio: prevenção e promoção de vida entre adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/2024/v36/6013

Palavras-chave:

adolescência, psicologia social, suicídio

Resumo

O fenômeno do suicídio é um importante problema de saúde pública mundial, tanto em termos econômicos como em termos de sofrimento humano. O artigo refere-se a uma pesquisa na área de prevenção e promoção de saúde realizada com um grupo de estudantes, com idades entre 16 e 18 anos, de uma escola estadual do município de Carmo do Cajuru, MG. A pesquisa de caráter exploratório e qualitativo se viabilizou por meio da realização de grupos focais para a produção de dados, sob a perspectiva da Psicologia Social. O material coletado foi analisado a partir da Análise de Conteúdo. A pesquisa permitiu conhecer as representações sociais dos adolescentes acerca da adolescência e do suicídio e constatar que são convergentes com a literatura existente. Avançou-se na promoção de vida na medida em foi proporcionado um espaço para escuta e discussão sobre sentimentos e tabus acerca dessas temáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislene Cordeiro de Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei, Divinópolis, MG, Brasil

Psicóloga do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) no município de Carmo do Cajuru - MG. Psicóloga integrante da equipe técnica da instituição de acolhimento Casa Santa Isabel, em Divinópolis -MG. Especialista em Saúde do Adolescente, pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente, da Universidade Federal de São João del-Rei - Campus CCO. Psicóloga pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Divinópolis. Durante o segundo semestre do ano de 2017 realizou estágio não remunerado junto à Secretaria Municipal de Saúde de Carmo do Cajuru, no Programa de Saúde da Família (Nossa Senhora do Carmo), desempenhando atribuições como: atendimentos individuais em grupo (com pais e adolescentes), mobilizações sociais em e meio escolar, capacitação para agentes de saúde, reuniões de equipe, e evolução de prontuários. No referido ano, foi pesquisadora do Projeto de Pesquisa apresentado para Trabalho de Conclusão de Curso, do curso de Psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) ? Unidade Divinópolis, intitulado como "Falando sobre o suicídio: prevenção e promoção de vida entre adolescentes", sob o parecer nº 2.342.327, coordenado e orientado pela professora Eloisa Borges. No primeiro semestre do ano de 2017 estagiou em uma instituição de acolhimento para crianças e adolescentes, na cidade de Carmo do Cajuru, tendo suas práticas pautadas no atendimento psicológico clínico. Durante o ano de 2016 foi pesquisadora bolsista do projeto "Avaliações Cognitivas dos Fatores de Risco e Proteção em adolescentes, na região do centro-oeste mineiro", parecer número 1450384, fomentado pelo Programa Institucional de Apoio à Pesquisa (Papq), na área de Terapia Cognitiva. Neste mesmo ano foi Monitora do grupo de estudos "Terapia Cognitiva: Teoria e Prática", coordenado pelo professor Ronaldo Santhiago Bonfim de Souza. No segundo semestre do ano de 2016 realizou um estágio supervisionado nas escolas estaduais de Carmo do Cajuru, onde o intuito era investigar sintomas depressivos em adolescentes, bem como a visão sobre si, sobre o mundo e o futuro dos mesmos; tendo como abordagem a Terapia Cognitiva. No primeiro semestre de 2016 foi estagiária na área de Psicologia Institucional, tendo como ênfase Gestão de Pessoas. No segundo semestre de 2015 foi estagiária no Centro de Apoio Educacional Especializado de Carmo do Cajuru, onde realizou atendimentos a crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, tendo como abordagem Psicologia Educacional. No primeiro semestre de 2015 foi estagiária na Vila Vicentina de Carmo do Cajuru, tendo como abordagem Psicologia Social e Saúde Coletiva. Durante todo ano de 2014 realizou um trabalho voluntário junto ao grupo de pesquisa e extensão na área de Psicologia Cognitiva coordenado pela professora Marilene Tavares Cortez, onde eram realizadas entrevistas, anamneses, e aplicações de testes psicológicos em crianças e adolescentes.

Suzana Caldeira Couto Reis, Universidade do Estado de Minas Gerais, Divinópolis, MG, Brasil

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Divinópolis (2017). No segundo semestre de 2017, realizou pesquisa, em Carmo do Cajuru, para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Falando sobre o suicídio: prevenção e promoção de vida entre adolescentes. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética sob o nº 2.342.327, e contou com a orientação da professora Eloisa Borges.Nos dois semestres de 2017 realizou estágio não remunerado, de atendimento psicoterápico em ambiente comunitário, na Paróquia São Pedro Apóstolo, sob a orientação do Professor Dr. Reinaldo da Silva Júnior. No ano de 2016, segundo semestre, realizou estágio não remunerado, de atendimento clínico, em clínica-escola da Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Divinópolis, sob a supervisão do Professor Ronaldo Santhiago Bonfim de Souza. No primeiro semestre de 2016 realizou estágio não remunerado em Escola Pública de Divinópolis investigando a Tríade Cognitiva e os Pensamentos Automáticos de adolescentes, também sob a supervisão do Professor Ronaldo Santhiago Bonfim de Souza. No ano de 2015, segundo semestre, realizou estágio não remunerado, na área da Psicologia Social, desenvolvendo a continuação do projeto para a revitalização de uma praça no Bairro Santa Rosa, em Divinópolis, sob a orientação da Professora Eloisa Borges. Neste mesmo ano, no primeiro semestre, realizou estágio não remunerado, na Vila Vicentina, aplicando testes para o rastreio do Alzheimer, sob a supervisão da Professora Dra. Marilene Tavares Cortez.

Eloisa Borges, Universidade do Estado de Minas Gerais, Divinópolis, MG, Brasil

Possui graduação (1990) e mestrado em Psicologia (1997) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência em docência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia social comunitária; psicologia da saúde; envelhecimento; gênero; cultura e sociedade. Atuou como orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso e como supervisora de estágio do Curso de Psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais - Campus Divinópolis. Atualmente é psicóloga na Prefeitura Municipal de Divinópolis/MG.

Referências

AFONSO, Lúcia. A polêmica sobre adolescência e sexualidade. Belo Horizonte: Edições do Campo Social, 2001.

ALVES, Michelle Alexandra Gomes. Prevenção da tentativa de suicídio e promoção da saúde mental entre crianças e adolescentes do município de Matozinhos. 2014. 197 f. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário UNA, Belo Horizonte, 2014.

ASSIS, Simone G. et al. A representação social do ser adolescente: um passo decisivo na promoção da saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 8, n. 3, p. 669-680, 2003. https://doi.org/10.1590/S1413-81232003000300002

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA (APB). Suicídio: informando para prevenir. Comissão de Estudos e Prevenção de Suicídio. Brasília: CFM/ABP, 2014. Disponível em: https://www.ufpb.br/cras/contents/documentos/cartilha-sobre-suicidio.pdf. Acesso em: 8 abr. 2023.

ASSOCIAÇÃO DE PSIQUIATRIA DO RIO GRANDE DO SUL (APRS). 13 orientações da APRS sobre o suicídio na adolescência. Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://espnh.com.br/novidades/orientacoes-da-aprs-sobre-o-suicidio-na-adolescencia/. Acesso em: 8 abr. 2023.

BOTEGA, Neury José et al. Suicidal behavior in the community: prevalence and factors associated with suicidal ideation. Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 45-53, mar. 2005. https://doi.org/10.1590/S1516-44462005000100011

BOTTI, Nadja Cristiane Lappan; BREZOLINE, Natalia Milagre; SILVA, Aline Conceição. Dinâmica de grupo para valorização da vida e prevenção do comportamento suicida. In: BOTTI, Nadja Cristiane Lappan (Org.). Valorização da vida na adolescência: ferramentas vivenciais [online]. Divinópolis: UFSJ, 2018. p. 50-59. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/remsa/ebook.pdf. Acesso em: 8 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. DATASUS. Tecnologia da Informação a Serviço do SUS. Óbitos por causas externas. 2017. Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/deftohtm.exe?sim/cnv/ext10uf.def. Acesso em: 2 nov. 2017.

CARRERA, Fernanda. O imperativo da felicidade em sites de redes sociais: materialidade como subsídio para o gerenciamento de impressões (quase) sempre positivas. Revista Eptic Online, v. 16, n. 1, p. 33-44, jan./abr. 2014. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/1857. Acesso em: 4 nov. 2017.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). O suicídio e os desafios para a psicologia. Brasília: CFP, 2013. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2013/12/Suicidio-FINAL-revisao61.pdf. Acesso em: 8 abr. 2023.

COSTA, Jurandir Freire. Notas sobre a cultura somática. In: ______. O vestígio e a aura: corpo e consumismo na moral do espetáculo. Rio de Janeiro: Garamond, 2005, p. 203-242.

DÍAZ, Francisco Javier Rodriguez et al. Afrontamiento de conflictos em la socialización adolescente: propuesta de un modelo. Psicología desde el Caribe, Barranquilla, v. 33, n. 1, p. 1-13, ene./abr. 2016. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/psdc/v33n1/v33n1a02.pdf. Acesso em: 12 out. 2022.

DURKHEIM, Émile. Introdução. O suicídio: estudo de sociologia. Tradução de Mônica Stahel. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011. p. 9-27.

FICHER, Ana Maria Fortaleza Teixeira; VANSAN, Gerson Antonio. Tentativas de suicídio em jovens: aspectos epidemiológicos dos casos atendidos no setor de urgências psiquiátricas de um hospital geral universitário entre 1988 e 2004. Estudos de Psicologia, Campinas [online], v. 25, n. 3, p. 361-374, jul./set. 2008. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2008000300005

FRIEDBERG, Robert D.; McCLURE, Jessica M. Introdução. In: ______. (Org.) A prática clínica de terapia cognitiva com crianças e adolescentes. Tradução de Cristina Monteiro. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 13-19.

GOLDENBERG, Mirian; RAMOS, Marcelo Silva. A civilização das formas: o corpo como valor. In: GOLDENBERG, Mirian (Org). Nu & vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2002. p. 19-40.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidades. 2016. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/?%20codmun=311420. Acesso em: 4 out. 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Panorama. 2017. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/carmo-do-cajuru/panorama. Acesso em: 4 out. 2017.

KLOMEK, Anat Brunstein; SOURANDER, Andre; GOULD, Madelyn. The association of suicide and bullying in childhood to young adulthood: a review of cross-sectional and longitudinal research findings. The Canadian Journal of Psychiatry, v. 55, n. 5, p. 282-288, may. 2010.

MARTINS, Priscilla de Oliveira. As expectativas do ter e o fracasso do ser: representações sociais de adolescência e suicídio entre adolescentes. 2002. 148 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Espirito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2002.

MESQUITA, Cristina Ribeiro et al. Relações familiares, humor deprimido e comportamentos autodestrutivos em adolescentes. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, Lisboa, n. 3, p. 97-109, jul. 2011. https://doi.org/10.34628/by01-wm12

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Fase de Análise ou Tratamento do Material. In: ______. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010. p. 197-247.

MORAIS, Sílvia Raquel Santos de; SOUSA, Geida Maria Cavalcanti de. Representações sociais do suicídio pela comunidade de Dormentes - PE. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 31, n. 1, p. 160-175, 2011. https://doi.org/10.1590/S1414-98932011000100014

MOURA, Cristina M. Uma avaliação da vivência do luto conforme o modo de morte. 2006. 189 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

OLIVEIRA, Abílio; AMÂNCIO, Lígia; SAMPAIO, Daniel. Arriscar morrer para sobreviver: olhar sobre o suicídio adolescente. Análise Psicológica, Lisboa, v. 19, n. 4, p. 509-521, out. 2001.

OLIVEIRA, Tainá Almeida de; ARAÚJO, Maria Antonieta. Automutilação do corpo entre adolescentes: um sintoma social ou alerta de transtorno mental? 2016. Monografia (Especialização em Saúde Mental e Atenção Básica) – Faculdade Bahiana de Medicina, Salvador, 2016.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). Prevenção do suicídio: um recurso para conselheiros. OMS: Genebra. 2006. Disponível em: http://www.who.int/mental_health/media/counsellors_portuguese.pdf. Acesso em: 30 out. 2017.

PARANHOS, Mariana Esteves; ARGIMON, Irani Iracema de Lima; WERLANG, Blanca Susana Guevara. Propriedades psicométricas do Inventário de Depressão de Beck-II (BDI-II) em adolescentes. Avaliação Psicológica, Porto Alegre, v. 9, n. 3, p. 383-392, dez. 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712010000300005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 ago. 2022.

PEREIRA, Beatriz Oliveira et al. Bullying escolar: programas de intervenção preventiva. In: GISI, Maria Loudes; ENS, Romilda Teodora (Org.). Bullying nas escolas: estratégias de intervenção e formação de professores. Curitiba: Unijuí, 2011. p. 135-155. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/13165/1/BullyingEscolar%20PereiraCostaMelimFarenzena.pdf. Acesso em: 2 nov. 2017.

PRATTA, Elisângela Maria Machado; SANTOS, Manoel Antonio dos. Família e adolescência: a influência do contexto familiar no desenvolvimento psicológico de seus membros. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 12, n. 2, p. 247-256, ago. 2007. https://doi.org/10.1590/S1413-73722007000200005

SAMPAIO, Daniel et al. Representações sociais do suicídio em estudantes do ensino secundário. Análise Psicológica, Lisboa, v. 18, n. 2, p. 139-155, jun. 2000.

SANTOS, José Carlos Pereira dos et al. + Contigo: promoção de saúde mental e prevenção de comportamentos suicidários na comunidade educativa. Coimbra: Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem/Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, 2014. Série Monografia nº 9. Disponível em: https://web.esenfc.pt/v02/pa/conteudos/downloadArtigo.php?id_ficheiro=579&codigo=. Acesso em: 19 jun. 2017.

VIEIRA, Kay Francis Leal; COUTINHO, Maria da Penha de Lima; Representações sociais da depressão e do suicídio elaboradas por estudantes de psicologia. Psicologia Ciência & Profissão, Brasília, v. 28, n. 4, p. 714-727, dez. 2008. https://doi.org/10.1590/S1414-98932008000400005

WENZEL, Amy; BROWN, Gregory K.; BECK, Aaron T. Terapia cognitivo-comportamental para pacientes suicidas. Tradução de Marcelo F. Duarte. Porto Alegre: Artmed, 2010.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Suicide. Media Centre. 2018a. Disponível em: http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs398/en/. Acesso em: 12 jan. 2018.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Suicide rates per (100 000 population). Global Health Observatory data repository. 2018b. Disponível em: http://www.who.int/gho/mental_health/suicide_rates_crude/en. Acesso em: 12 jan. 2018.

ZANA, Augusta Rodrigues de Oliveira; KOVÁCS, Maria Julia. O Psicólogo e o atendimento a pacientes com ideação ou tentativa de suicídio. Estudos e Pesquisas em Psicologia [online], Rio de Janeiro, v. 13, n. 3, p. 897-921, dez. 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v13n3/v13n3a06.pdf. Acesso em: 03 nov. 2017.

Downloads

Publicado

2024-06-17

Como Citar

OLIVEIRA, G. C. DE; REIS, S. C. C.; BORGES, E. Falando sobre o suicídio: prevenção e promoção de vida entre adolescentes. Fractal: Revista de Psicologia, v. 36, p. Publicado em 17/06/2024, 17 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos