Processo de desligamento entre pesquisadores e participantes na pesquisa-ação

Autores

  • Alciane Barbosa Pereira Universidade de Brasília
  • Maria Inês Gandolfo Conceição Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Processo de desligamento, Pesquisa-ação, Implicação

Resumo

Objetiva-se discutir teoricamente a temática do processo de desligamento no contexto da pesquisa-ação. Realizou-se um estudo teórico acerca da temática do desligamento nas obras de René Barbier, Michel Thiollent, David Tripp, André Morin e Hugues Dionne. As análises apontam para a relevância dada ao início da pesquisa e da implicação e vinculação entre os participantes e pesquisadores em detrimento do processo final. Constata-se que os autores discutem menos sobre o processo de separação entre pesquisadores e participantes e que a fase final da pesquisa caracteriza-se como uma etapa de avaliação dos resultados, teorização, escrita em conjunto do relatório final, publicação, divulgação dos resultados, na qual os participantes permanecem em situação ativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alciane Barbosa Pereira, Universidade de Brasília

Psicóloga, especialista em Psicologia Escolar e aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília.

Maria Inês Gandolfo Conceição, Universidade de Brasília

Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1987), especialista em Psicologia Hospitalar, psicodramatista didata supervisora, mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (1994) e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (2000). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade de Brasília e coordena o Laboratório de Família, Grupos e Comunidades do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da UnB.

Referências

BARBIER, R. A Pesquisa-ação na instituição educativa. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Colaboração de Maria Wanda Maul de Andrade. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

BARBIER, R. A pesquisa-ação. Tradução de Lucie Dibio. Brasília: Liber Libro, 2007.

COSTA, L. F. et al. O desafio da supervisão e pesquisa-ação em casos de abuso sexual: os professores e suas questões. Paidéia, Ribeirão Preto (SP), v. 18, n. 40, p. 355-370, 2008.

BRANDÃO, C. R. Participar-Pesquisar. In: ______. Repensando a Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 7-14.

DEMO, P. Elementos metodológicos da pesquisa participante. In: BRANDÃO, C. R. (Org.). Repensando a Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 104- 130.

DEMO, P. Pesquisa Participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Liber Livro, 2004.

DIONNE, H. A Pesquisa-ação para o Desenvolvimento Local. Tradução de Michel Thiollent. Brasília: Liber Livro, 2007.

FRANCO, M. A. S. Pedagogia da Pesquisa-ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set./dez. 2005.

MIRANDA, M. G. de; RESENDE, A. C. A. Sobre a pesquisa-ação na educação e as armadilhas do praticismo. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, p. 511- 518, set./dez. 2006.

MORIN, A. Pesquisa-ação integral e sistêmica: uma antropedagogia renovada. Tradução de Michel Thiollent. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

THIOLLENT, M. Notas para o debate sobre pesquisa-ação. In: BRANDÃO, C. R. (Org.). Repensando a Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 82-103.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1996.

THIOLLENT, M. Prefácio. In: DIONNE, H. A Pesquisa-ação para o Desenvolvimento Local. Tradução de Michel Thiollent. Brasília: Liber Livro, 2007.

THIOLLENT, M.; SILVA, G. de O. Metodologia de pesquisa-ação na área de gestão de problemas ambientais. RECUS- Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 93-100, jan./jun. 2007.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3. p. 443-466, set./dez. 2005.

UDE, W. Redes Sociais: possibilidade metodológica para uma prática inclusiva. In: CARVALHO, A.; SALLES, F.; GUIMARÃES, M.; UDE, W. (Org.). Políticas Públicas. Belo Horizonte: UFMG, 2002. p.127-139.

Downloads

Publicado

2013-04-30

Como Citar

PEREIRA, A. B.; CONCEIÇÃO, M. I. G. Processo de desligamento entre pesquisadores e participantes na pesquisa-ação. Fractal: Revista de Psicologia, v. 25, n. 1, p. 109-126, 30 abr. 2013.

Edição

Seção

Artigos