Tecnogeografias: modulações nas ecologias e políticas cognitivas

Autores

  • Cleci Maraschin Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Carlos Baum Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernando Teles Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Renata Roos Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, Faculdade Novo Hamburgo

Palavras-chave:

tecnogeografia, enação, jogo de localização, ecologias e políticas cognitivas

Resumo

Apresentamos uma pesquisa-intervenção concebida para analisar o jogo de localização “Um dia no Jardim Botânico”, projetado para ser jogado por crianças e adolescentes no Jardim Botânico de Porto Alegre. Usando o jogo como instrumento de pesquisa, investigamos as articulações e percepções que ele ofereceu aos jogadores durante a exploração do espaço híbrido Jardim-jogo. Consideramos o campo empírico da pesquisa como um espaço tecnogeográfico que se configura localmente e constitui planos de consistência para a existência de objetos e ações e suas relações que são, ao mesmo tempo, ficcionais e reais. Assim, seguimos os efeitos do jogo tomado como uma experiência programada que participa do modo como percepções e explorações ocorrem nesse espaço público; bem como as modulações nas políticas e ecologias cognitivas que daí emergem. As oficinas nos permitiram acompanhar o processo de reconfiguração da política cognitiva desse espaço e repensar o conceito de experiência programada nos jogos de localização.

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Biografias do Autor

  • Cleci Maraschin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Realizei minha formação acadêmica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Em 1982 finalizei o Curso de Graduação em Psicologia e, em 1992, o Curso de Licenciatura em Psicologia. O Mestrado e o Doutorado em Educação foram concluídos respectivamente em 1987 e em 1995. Em 1991 ingressei como professora no Departamento de Psicologia Social e Institucional da UFRGS e, em 1997, nos Programas de Pós-graduação em Psicologia Social e Institucional e em Informática na Educação, nos quais sou docente e orientadora. Fui editora da Revista Psicologia e Sociedade da Associação Brasileira de Psicologia Social de 2002 até 2007. Exerci o cargo de Diretora do Instituto de Psicologia da UFRGS de 2006 até 2010. No ano de 2011 realizei um Pos-doutoramento na Universidade de Wisconsin-Madison/EUA. Desde meu mestrado, venho desenvolvendo estudos e pesquisas tomando como temática central os efeitos nas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) nas áreas da educação e da saúde na perspectiva da Psicologia Social.
  • Carlos Baum, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009) e mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é bolsista capes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. , atuando principalmente nos seguintes temas: vídeo games, jogos eletrônicos, cognição inventiva e aprendizagem. Aprovado para o doutorado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012)
  • Fernando Teles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    É doutorando do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011-2015). Realizou estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Wisconsin-Madison, EUA durante o ano de 2013. Possui mestrado e graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (2011). No ano de 2008 cursou um período letivo na New Mexico State University, EUA, como aluno de intercâmbio acadêmico. Atualmente dedica-se ao estudo dos jogos digitais na educação e desenvolve jogos de computador como instrumentos didáticos e de pesquisa. Tem experiência de pesquisa interdisciplinar em Inteligência Artificial, Inteligência Coletiva, Simulação de Sociedades Artificiais, Jogos Computacionais e Teoria Ator-Rede. Durante a graduação foi bolsista de Iniciação Científica de dois projetos de pesquisa ambos financiados pelo CNPq.
  • Renata Roos, Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, Faculdade Novo Hamburgo
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), Mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e, atualmente, é Doutoranda em Psicologia Social e Institucional na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atuou como docente e coordenadora de curso da Faculdade - SETREM nos anos entre 2006 e 2009. Entre 2010 e 2012, esteve na coordenação da Comissão Própria de Avaliação da Faculdade - IENH. Desde 2010, é docente e coordenadora do curso de Psicologia da IENH. Instituição onde também trabalha como Psicóloga Educacional desde 2010. Estuda temas relacionados à Educação, Subjetividade e Psicologia Social.

Referências

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Publicado

2016-11-06

Edição

Secção

Dossiê Territórios e Paisagens de subjetivação

Como Citar

Tecnogeografias: modulações nas ecologias e políticas cognitivas. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, Brasil, v. 28, n. 2, p. 213–220, 2016. Disponível em: https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/5128. Acesso em: 9 ago. 2025.