Visita a exposições artísticas: considerações acerca da recepção estética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/2022/v34/5906

Palavras-chave:

arte, recepção estética, saúde mental.

Resumo

O artigo apresenta alguns resultados da pesquisa intitulada “Narrativas de vida de usuários do Núcleo de Apoio Psicossocial: a recepção estética e a experiência de visitar exposições artísticas”, que explora a recepção estética e a experiência de visitar exposições de arte com usuárias de um Núcleo de Apoio Psicossocial de Santos. É uma pesquisa-intervenção que utilizou diários de campo elaborados pela pesquisadora que acompanhou uma das participantes a duas exposições artísticas. Para a análise foram construídos os seguintes analisadores: A quem serve a arte do museu? e Recepção estética: uma experiência singular. Embora as exposições visem afetar o público, a recepção estética se produz de modo singular para cada sujeito de acordo com suas histórias de vida, experiências, conhecimento, entre outros. Este artigo explicita alguns dos efeitos dessa recepção estética em uma das usuárias participantes impulsionada pelo contato com as artes, que se fez por aproximações com o seu cotidiano de vida e suas experiências, produzindo sensações e encontros.

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Biografia do Autor

Liah Cavalcante, Universidade Federal de São Paulo, Baixada Santista, SP

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São Paulo (2017) e pós-graduada em Saúde da Família pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Atenção Primária Santa Marcelina (2020). Possui vivências na área da atenção básica e saúde mental. Atualmente trabalha no município de São Paulo em Organização Social de Saúde.

Flávia Liberman, Universidade Federal de São Paulo, Baixada Santista, SP

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (1981) e mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). É doutora pelo Núcleo de Estudos da Subjetividade no Programa de Psicologia Clínica da PUC-SP (2007) e pós-doutora pelo Centro de Pesquisa História da Arte e Intervenção Artística pela Universidade de Évora, Portugal. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de São Paulo, Baixada Santista, atuando tanto no Eixo específico (TO) quanto no Eixo Trabalho em Saúde por meio de ações interprofissionais no território, no ensino de estudantes de diferentes cursos. Tem como foco de estudo e pesquisa: Arte, Corpo e Saúde, Trabalho em Saúde, Formação e o o Ensino em Saúde. É docente no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde (Acadêmico) e no Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde - Modalidade Profissional. É membro dos Grupos de Pesquisa do CNPq: Atividades Humanas e TO (UFSCAR) e do Laboratório Corpo e Arte da UNIFESP-BS. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional com ênfase em atividades e recursos terapêuticos, ações e projetos junto a diferentes comunidades, utilizando principalmente o dispositivo grupal com diferentes populações e contextos. Através de abordagens corporais, dança e um repertório ligado às atividades e recursos expressivos, atua na prevenção e promoção de saúde. É autora dos livros Danças em Terapia Ocupacional; Delicadas coreografias: instantâneos de uma terapia ocupacional, e organizadora do livro Grupos e Terapia Ocupacional, pela Summus Editorial. Tem vários artigos publicados sobre corporeidade, grupos, cartografia, estudos da subjetividade e clínica.

Maurício Lourenção Garcia, Universidade Federal de São Paulo, Baixada Santista, SP

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal de São Paulo - Baixada Santista (UNIFESP-BS). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Clínica Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: clínica, saúde mental, carnaval, clínica-escola e coletivo. Foi docente colaborador do mestrado profissional no Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde. Foi tutor acadêmico do Pró-Saúde/Pet-Saúde, na linha de Formação para o Cuidado em Rede de Atenção Psicossocial, parceria entre a UNIFESP-BS e a Secretaria Municipal de Saúde do Município de Santos, SP (2012-2014). Foi tutor acadêmico e coordenador de área (Psicologia) do PET-Saúde GraduaSUS. É membro do Grupo de Pesquisa do CNPQ “Laboratório de Estudos e Pesquisas em Formação e Trabalho em Saúde - LEPETS”, da UNIFESP, campus Baixada Santista, desde sua criação (2009), com pesquisas referentes à formação interprofissional e à produção do cuidado em redes territoriais, nas linhas de pesquisa “Formação em Saúde” e “Redes Sociais, Memória Coletiva e Processos de Subjetivação”. É membro do grupo de pesquisa Análise Institucional e Saúde Coletiva, da UNICAMP. Compõe o corpo permanente de avaliadores da Revista “Perspectivas em Políticas Públicas”. É membro do Grupo de Trabalho “Subjetividade Contemporânea” na ANPPEP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia). Foi coordenador da Câmara de Ensino e Graduação (CEG) da UNIFESP-BS (2017-2019). Foi representante da UNIFESP-BS na Comissão Municipal de Diversidade Sexual e de Gênero (Santos, SP).

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Publicado

2022-07-26

Como Citar

CAVALCANTE, L.; LIBERMAN, F.; GARCIA, M. L. Visita a exposições artísticas: considerações acerca da recepção estética. Fractal: Revista de Psicologia, v. 34, p. Publicado em 26/07/2022, 26 jul. 2022.

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