A janela calendoscópica: educação e sensibilidade através da geografia da arte / The caleidoscope’s window: education and sensibility through geography of art

Autores

  • Valéria Cristina Pereira Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22409/geograficidade2012.21.a12817

Palavras-chave:

Geografia, Arte, Cidade, Sensibilidade, Imaginação

Resumo

O presente texto consiste num relato de experiência no ensino superior sobre a forma, os conteúdos e as atividades trabalhadas a partir da disciplina Geografia da Arte. O objetivo central desta proposta consistiu em explorar os saberes, o imaginário e a memória presentes nas obras de arte, como instrumental para interpretar e analisar o espaço, a paisagem, o lugar. A relação entre a cidade e a arte e suas formas de representação foi foco central da experiência analítica, de modo que, a educação do olhar, a percepção e a sensibilidade fossem trabalhadas no processo construtivo de um trajeto semiótico. Uma geografia da arte, assim como, a geograficidade foi se delineando no espaço sensível das representações, no poder imagético da paisagem, na afetividade manifesta no lugar. O papel fundamental da imaginação no processo de conhecimento e a elaboração textual gerada ao longo do percurso completaram o trajeto poético empreendido pela disciplina.

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Biografia do Autor

Valéria Cristina Pereira Silva, Universidade Federal de Goiás

Profa Dra em Geografia pela Universidade Estadual Paulista UNESP - Campus de Presidente Prudente. Profa adjunta da Universidade Federal de Goiás - UFG. Atualmente, desenvolve pesquisas ligadas às tematicas: Imaginário da Cidade, Cultura e Sensibilidades Urbanas Comtemporâneas.

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Publicado

2012-02-20

Como Citar

Silva, V. C. P. (2012). A janela calendoscópica: educação e sensibilidade através da geografia da arte / The caleidoscope’s window: education and sensibility through geography of art. Geograficidade, 2(1), 13-26. https://doi.org/10.22409/geograficidade2012.21.a12817