Compreensão das experiências geográficas de educadores do assentamento Paulo César vinha a partir dos conceitos de poética de formação de Edna Castro de Oliveira e de Geograficidade de Eric Dardel

Autores

  • Júlio de Souza Santos Instituto Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Experiência Geográfica, Poética de Formação, Geograficidade, Campo, Cidade

Resumo

No contexto brasileiro, os estudos sobre formação de educadores nas modalidades da Educação de Jovens e Adultos e da Educação do Campo estão concentrados na abordagem da formação inicial e da formação continuada. Na perspectiva de contribuir com novos olhares sobre a formação docente, o presente estudo objetiva compreender as experiências geográficas de formação de educadores do Assentamento Paulo César Vinha, que está situado no município de Conceição da Barra, na região Norte do Estado do Espírito Santo. Tomando como referência os conceitos de poética de  formação, de Edna Oliveira; de geograficidade, de Eric Dardel; e de experiência, de Walter Benjamin, a pesquisa de campo foi realizada no Assentamento Paulo César Vinha, na perspectiva da Observação Participante, através da realização de entrevistas semiestruturadas e conversas informais com oito educadores. O presente estudo evidenciou narrativas afetivas, íntimas, idealizadas, míticas, dramáticas, heroicas e inconformistas de experiências geográficas vividas pelos educadores.

Downloads

Referências

AUSTEN, Jane. Orgulho e Preconceito. Tradução e notas Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martin Claret, 2019.

BENJAMIN, Walter. Rua de Mão Única. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1989.

BESSE, Jean-Marc. Geografia e Existência: a partir da obra de Eric Dardel. In: DARDEL, Eric. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. Trad. Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Trad. João Wanderley Gerald. Revista Brasileira de Educação, n.19, p. 20-28, jan./abr. 2002.

BRANDÃO, Carlos R. A pergunta a várias mãos: a experiência da partilha através da pesquisa na educação. São Paulo: Cortez, 2003.

BRANDÃO, Carlos R. Reflexões sobre como fazer trabalho de campo. Sociedade e Cultura, v. 10, n.1, p. 11-27, 2007.

CORRÊA, Carolina S.; SOUZA, Solange J. Walter Benjamin e o problema do texto na escrita acadêmica. Mnemosine, v. 12, n.2, p. 2-25, 2016.

DARDEL, Eric. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. Tradução Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.

ESPÍRITO SANTO. Secretaria de Estado da Educação. Gerência de Informação e Avaliação Educacional. Subgerência de Estatísticas Educacionais. Censo Escolar – 2013. Vitória: SEDU/GEIA/SEE, 2013.

HOLZER, Werther. A Geografia Fenomenológica de Eric Dardel. In: DARDEL, Eric. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. Tradução Werther Holzer. – São Paulo: Perspectiva, 2011.

INSTITUTO JONES DOS SANTOS NEVES. Coordenação de Geoprocessamento. Limites Administrativos – Conceição da Barra. Vitória: IJSN/CGeo, 2012.

MARANDOLA JR., E. Natureza e Sociedade: Em Busca de Uma Geografia Romântica. Revista Terceiro Incluído, v. 7, n. 1, p. 7-18, 2017.

OLIVEIRA, Edna Castro de. Os Processos de Formação na Educação de Jovens e Adultos: A “panha” dos girassóis na experiência do PRONERA MST/ES. 172 f. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2005.

SANTOS, J. S. Análise da Formação Educadores do Assentamento Paulo César Vinha a partir dos conceitos de vivência e experiência de Walter Benjamin e Jorge Larrosa Bondía. Revista Kiri-Kerê – Pesquisa em Ensino, v. 3, n.4, p. 188-209, 2020.

SANTOS, J. S. Geografia Comunitária e Educação de Jovens e Adultos: Os educadores flâneurs sem terra do Assentamento Paulo César Vinha-Conceição da Barra/ES. 327 f. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015.

Downloads

Publicado

2022-07-30

Como Citar

Santos, J. de S. (2022). Compreensão das experiências geográficas de educadores do assentamento Paulo César vinha a partir dos conceitos de poética de formação de Edna Castro de Oliveira e de Geograficidade de Eric Dardel. Geograficidade, 12(2), 104-115. Recuperado de https://periodicos.uff.br/geograficidade/article/view/48532

Edição

Seção

Artigos