Mesmo exaustos, continuamos-sendo

um enfoque fenomenológico da resiliência docente

Autores

Palavras-chave:

Geografia, Fenomenologia, Lugar, Escola, Docência

Resumo

A docência tem sido classificada como uma profissão de alto risco, seja pelo número de professores afastados por causa de doenças laborais ou pelas condições de trabalho degradantes. A exaustão é uma experiência cotidiana na docência, podendo nos esgotar a ponto de nos levar à desistência da profissão e, consequentemente, à falência da educação. Apesar disso, continuamos-sendo professores. Criamos táticas que subvertem as lógicas de organização e condição do trabalho docente, o que não possibilita o fim da exaustão, mas cria novos modos de sermos professores. Como exemplo, citamos o suporte social, afetivo e profissional dos familiares, amigos, alunos e colegas de trabalho, bem como os novos usos que fazemos dos instrumentos laborais. A resiliência não é dos docentes, tampouco do lugar - escola, como se existissem separados, mas sim do corpo-lugar, que se esforça para continuar-sendo, ainda que enfrente diariamente a ameaça da finitude, do não poder-ser.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Aguiar, F. C. (2024). Mesmo exaustos, continuamos-sendo: um enfoque fenomenológico da resiliência docente. Geograficidade, 14(Especial), 137-150. Recuperado de https://periodicos.uff.br/geograficidade/article/view/60804