Ser-no-mundo no ensinar e aprender geografia: possibilidades para uma educação geográfica humanista e existencial / Being-in-the-world in teaching and learning geography: possibilities for a humanistic and existential geographic education

Autores

  • Larissa Alves de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Jeani Delgado Paschoal Moura Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Geograficidade, Liberdade, Fenomenologia, Geografia escolar

Resumo

Este artigo é sobre a experiência de ser-no-mundo e da construção do conhecimento geográfico como condição inerente à existência. Enquanto viventes, somos seres aprendentes. O ensino de Geografia formal se sustenta no conhecimento construído na experiência geográfica de mundo, ao mesmo tempo em que mostra, em seu modo de ser, esse aprendizado. Defendemos as potencialidades do ensino de Geografia escolar, recuperando as geograficidades na cotidianidade da escola, esta como parte do mundo vivido. Por meio da leitura das obras de Heidegger (1998, 2009, 2012), Dardel (2011), Wright (2014) e Lowenthal (1982), entre outros, discutiremos o ensino e o aprendizado na perspectiva de uma Geografia Humanista e Existencial, ressaltando a geograficidade e a experiência enquanto inerentes ao ser-no-mundo. As possibilidades de ensinar e aprender Geografia, por meio de uma intencionalidade pedagógica, apresentam-se como clareiras para recuperar o sentido da existência humana sobre a Terra.

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Publicado

2022-09-13

Como Citar

Alves de Oliveira, L., & Delgado Paschoal Moura, J. (2022). Ser-no-mundo no ensinar e aprender geografia: possibilidades para uma educação geográfica humanista e existencial / Being-in-the-world in teaching and learning geography: possibilities for a humanistic and existential geographic education. Geograficidade, 11(2), 24-36. Recuperado de https://periodicos.uff.br/geograficidade/article/view/47183

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