Transposição da paisagem no espaço fílmico

a construção de paisagens nos filmes prequels de Star Wars

Autores/as

  • Brendo Francis Carvalho Universidade Estadual de Ponta Grossa https://orcid.org/0000-0001-6118-4112
  • Lucas Renato Adami Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Palabras clave:

Geografia e Cinema, Geografia Fílmica, Arquétipo de Paisagem, Geografia Cultural

Resumen

Este ensaio analisou a construção simbólica de arquétipos de paisagem em diferentes planetas exibidos no espaço fílmico de três filmes da trilogia prequel da franquia Star Wars (Guerra nas Estrelas), por meio da seleção de dois planetas/cenários de cada filme. A partir de uma articulação entre autores da Geografia Cultural que discutem a paisagem como um produto cultural socialmente construído, e também de autores da Geografia do Cinema, examinou-se de que forma diferentes paisagens foram mobilizadas para contribuir com a narrativa contada em tela e acrescentar elementos simbólicos ao espaço fílmico deste universo. Argumenta-se em direção a ideia de construção de arquétipos de paisagem,
generalizações sintéticas a respeito de unidades paisagísticas como desertos, florestas e o inferno, que são largamente utilizadas na cultura popular e que contribuem para a construção compartilhada de uma simbologia da paisagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Brendo Francis Carvalho, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Bacharel em Geografia, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEPG (Ponta Grossa, PR).

Lucas Renato Adami, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Pesquisador na área de Geografia Humana, experiências socioespaciais, representações sociais e sociabilidades juvenis. Integrante do Grupo de Práticas de Pesquisas Qualitativas em Geografia - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Discente no curso de Doutorado em Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa / UEPG. Mestre em Gestão do Território pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa / UEPG (2019). Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa / UEPG (2016).

Citas

CRÔNICAS de Narnia, As: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa. Direção: Andrew Adamson. Produção: Andrew Adamson, Mark Gordon, Douglas Gresham, Vicent Sieber, Melvin Adams. Estados Unidos: Walt Disney Studios, 2005.

AITKEN, Stuart C; ZONN, Leo E. Re-Apresentando o lugar pastiche. In: CORRÊA, Roberto L; ROSENDAHL, Zeny (orgs.). Cinema, música e espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009. p. 15-58.

AITKEN, Stuar C; DIXON, Deborah P. Imagining geographies of film. Erdkunde, v. 60, n. 4, dez., p. 326-3362006.

ALPERS, Svetlana. A arte de descrever: a arte holandesa no século XVII. São Paulo: EDUSP, 1999.

BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. Trad. Maria João Pereira. Lisboa: Relógio d’Água, 1991.

BESSE, Jean-Marc. Ver a Terra: Seis Ensaios Sobre a Paisagem. Trad.: Vladimir Bartalini. São Paulo: Perspectiva, 2006.

BESSE, Jean-Marc. O gosto do mundo: Exercícios de Paisagem. Trad. Annie Cambe. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014.

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. Trad. Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Cultrix; Pensamento, 2007.

CARVALHO, Brendo Francis. Cartografias criativas de cartógrafos ficcionais: técnica, referência e estilos. 2024. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2024.

CARVALHO, Brendo F; NABOZNY, A. Paisagem e lugar na configuração do espaço fílmico pós-apocalíptico de WALL-E. Geograficidade, v. 19, n. 1, p. 30-42, 2019.

CORRÊA, Gabriel V; SILVA, Imaíra P. de A. da. Entre o Inverno e a Primavera, “Nárnia Acontece”: paisagem, liberdade e opressão em O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa. Humanidades e Inovação, v. 9, n. 01, p. 121-134, 2022.

DARDEL, Eric. O Homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. São Paulo: Perspectiva, 2011.

DUNCAN, James S. Landscape as a signifying system. In: DUNCAN, James, S. The city as text: the politics of landscape interpretation in the Kandyan Kingdom. Cambridge University Press, 1990. p.11-24.

DUNCAN, James S. A paisagem como sistema de criação de signos. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (orgs.). Paisagens, textos e identidade. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2004. p.91-133.

FERNANDES, João L. Arquétipos e paisagens: simulacros e anatopias geográficas nos territórios contemporâneos de consumo, lazer e turismo. Biblos, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, n. 6, v. 3, p. 169-191, 2020.

FIORAVANTE, Karina E. Geografia e Cinema: A produção cinematográfica e a construção do conhecimento geográfico. Tese (Doutorado em Ciências) Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

FIORAVANTE, Karina E. Geografia e Cinema: a releitura dos conceitos de espaço, paisagem e lugar a partir das imagens em movimento. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 272-297, abr., 2018.

FIORAVANTE, Karina E. O cinema, o fílmico e o cinemático: reflexões e possibilidades para a Geografia. Gavagai – Revista Interdisciplinar de Humanidades, v. 11, n. 1, p. 38-59, 29 out. 2024.

MANGUEL, Alberto. Posfácio. O Bairro das Letras. Trad.: João Moita. In: TAVARES, G. M. O Senhor Walser e a Floresta. Lisboa: Relógio d’Água, 2018. p.43-47.

Movie Franchises. The Numbers, n.d. Disponível em: https://www.the-numbers.com/movies/franchises/sort/World. Acesso em: 03 de Agosto de 2023.

NAME, Leo. O Conceito de Paisagem na Geografia e sua Relação com o Conceito de Cultura. GeoTextos, v. 6, n. 2, p. 163-186, dez. 2010, p.163-186.

OLIVEIRA JR., Wenceslao M. de. Lugares Geográficos e(m) Locais Narrativos: um modo de se aproximar das geografias de cinema. In: MARANDOLA JR., Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia de (orgs.). Qual o Espaço do Lugar? São Paulo: Perspectiva, 2012. p.119-154.

PIERI, Paolo F. Dicionário Junguiano. São Paulo: Paulus & Vozes; Praia das Rocas, 2002.

ROSE, Gillian. Visual Methodologies: An Introduction to the Interpretation of Visual Materials. Londres: Sage Publications, 2002.

SAUER, Carl O. A Morfologia da Paisagem. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (orgs.). Paisagem, tempo e cultura. 2ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2004. p.12-74.

STAR WARS, A ameaça fantasma. George Lucas (Lucasfilm) / Rick McCallum. São Francisco, CA (E.U.A.): Lucasfilm. 1999.

STAR WARS, Ataque dos clones. George Lucas, Jonathan Hales / Rick McCallum. São Francisco, CA (E.U.A.): Lucasfilm, 2002.

STAR WARS, A vingança dos Sith. George Lucas / Rick McCallum. São Francisco, CA (E.U.A.): Lucasfilm, 2005.

TOLKIEN, J. R. R. O Senhor dos Anéis. Volume único. Traduzido por Lenita Maria Rímoli Esteves e Almiro Pisetta. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

##submission.downloads##

Publicado

2024-07-31

Cómo citar

Carvalho, B. F., & Adami, L. R. (2024). Transposição da paisagem no espaço fílmico: a construção de paisagens nos filmes prequels de Star Wars. Geograficidade, 14(2), 74-94. Recuperado a partir de https://periodicos.uff.br/geograficidade/article/view/60714