Formas simbólicas e espaço: algumas considerações
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2007.v9i17.a13530Palavras-chave:
Formas simbólicas, espaço, localização, escala, identidade, passado, futuroResumo
Este texto discute o conceito de formas simbólicas espaciais, isto é, representações, materiais ou não, relativas às diversas esferas da vida, que estão espacialmente localizadas ou que perfazem itinerários definidos. Templos, palácios, cemitérios, shopping centers, parques temáticos, paradas e procissões são alguns dos exemplos. No presente texto são discutidas as relações entre formas simbólicas espaciais e identidade, de um lado, a reconstrução do passado e o anúncio do futuro, de outro.Abstract
This paper discusses the concept of spatial symbolic forms, that is, social representations spatially located as temples, palaces, cemeteries, shopping centers and thematic parks or performing well-defined itineraries, as parades and processions. As examples, in this paper are discussed the relationships among
spatial symbolic forms and identity, in one hand, and the process of reconstruction of the past and the announcing of the future, in the other.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.