O espaço religioso, a geografia e a MPB: Uma proposta para o ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2007.v9i18.a13544Palavras-chave:
Religião, Geografia, letras da MPB, Romaria, Sala de aulaResumo
O artigo discute o uso da música e sua função nas escolas, fazendo análises sobre o estudo da religião pela Geografia, sobre os espaços geográficos considerados sagrados e sobre as características e o papel da religião no Brasil, incluindo letras da Música Popular Brasileira (MPB ) para colaborar na discussão a respeito do tema. Discute também o sincretismo religioso e a cidade de Aparecida do Norte (SP). e cita letras de músicas que criticam o papel de instituições religiosas elou de membros de sua hierarquia. Além disso, coloca diversas letras de MPB que podem ser utilizadas em sala de aula de ensino fundamental e médio pois pretende, basicamente, proporcionar alternativas de ensino para quem ministra aulas de Geografia.
Abstract
The article discusses the use of music and its role at school, analyzing the study of religion from Geography's point of view, the Geographical locations considered sacred and also the features and the role of religion in Brazil, enriching the analysis with lyrics of the Brazilian Popular Music (MPB). It discusses as well the reliiious syncretism and the city of Aparecida do Norte (SP), mentioning lyrics that criticize the role of the religious institutions andlor members of its hierarchy. Besides, it includes MPB lyrics that can be used at classroom at different school levels. Mainly, it intends to provide alternatives of teaching for Geography teachers.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.