A profusão das teorias espaciais e a fusão do espaço geográfico: Alfred Hettner e o projeto corológico

Autores

  • Wolf-Dietrich Sahr Universidade Federal do Paraná
  • Leonardo Arantes Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2011.v13i25.a13618

Resumo

O presente artigo tem como Leitmotiv apresentar ao leitor de língua portuguesa a obra do geógrafo alemão Alfred Hettner bem como o contexto, no qual constrói seu projeto corológico de uma Länderkunde (Ciência Regional). Contextualiza-se, assim, as ideias expostas no seu livro clássico Die Geographie, ihre Geschichte, ihr Wesen und ihre Methoden (“A Geografia, sua história, sua essência e seus métodos”) através de uma apresentação estrutural e semiótica, usando aspectos biográficos do autor e debates metodológicos entre os geógrafos do II Império Alemão e da República de Weimar. Com isso, o artigo fornece material de apoio para o texto traduzido de uma parte do segundo capítulo do mencionado livro, apresentado no mesmo volume da revista, na seção “Nossos Clássicos”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wolf-Dietrich Sahr, Universidade Federal do Paraná

Professor Adjunto de Geografia da UFPR, Curitiba. Doutor em Geografia pela Universidade de Tübingen, Alemanha.

Leonardo Arantes, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Geografia e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense – UFF e Professor Temporário da UFF – Angra dos Reis. 

Downloads

Publicado

2012-01-24

Como Citar

SAHR, W.-D.; ARANTES, L. A profusão das teorias espaciais e a fusão do espaço geográfico: Alfred Hettner e o projeto corológico. GEOgraphia, v. 13, n. 25, p. 106-135, 24 jan. 2012.

Edição

Seção

Artigo - Nossos Clássicos