A profusão das teorias espaciais e a fusão do espaço geográfico: Alfred Hettner e o projeto corológico
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2011.v13i25.a13618Resumo
O presente artigo tem como Leitmotiv apresentar ao leitor de língua portuguesa a obra do geógrafo alemão Alfred Hettner bem como o contexto, no qual constrói seu projeto corológico de uma Länderkunde (Ciência Regional). Contextualiza-se, assim, as ideias expostas no seu livro clássico Die Geographie, ihre Geschichte, ihr Wesen und ihre Methoden (“A Geografia, sua história, sua essência e seus métodos”) através de uma apresentação estrutural e semiótica, usando aspectos biográficos do autor e debates metodológicos entre os geógrafos do II Império Alemão e da República de Weimar. Com isso, o artigo fornece material de apoio para o texto traduzido de uma parte do segundo capítulo do mencionado livro, apresentado no mesmo volume da revista, na seção “Nossos Clássicos”.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.