A profusão das teorias espaciais e a fusão do espaço geográfico: Alfred Hettner e o projeto corológico

Autores

  • Wolf-Dietrich Sahr Universidade Federal do Paraná
  • Leonardo Arantes Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2011.v13i25.a13618

Resumo

O presente artigo tem como Leitmotiv apresentar ao leitor de língua portuguesa a obra do geógrafo alemão Alfred Hettner bem como o contexto, no qual constrói seu projeto corológico de uma Länderkunde (Ciência Regional). Contextualiza-se, assim, as ideias expostas no seu livro clássico Die Geographie, ihre Geschichte, ihr Wesen und ihre Methoden (“A Geografia, sua história, sua essência e seus métodos”) através de uma apresentação estrutural e semiótica, usando aspectos biográficos do autor e debates metodológicos entre os geógrafos do II Império Alemão e da República de Weimar. Com isso, o artigo fornece material de apoio para o texto traduzido de uma parte do segundo capítulo do mencionado livro, apresentado no mesmo volume da revista, na seção “Nossos Clássicos”.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wolf-Dietrich Sahr, Universidade Federal do Paraná

    Professor Adjunto de Geografia da UFPR, Curitiba. Doutor em Geografia pela Universidade de Tübingen, Alemanha.

  • Leonardo Arantes, Universidade Federal Fluminense

    Mestre em Geografia e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense – UFF e Professor Temporário da UFF – Angra dos Reis. 

Downloads

Publicado

2012-01-24

Edição

Seção

Artigo - Nossos Clássicos

Como Citar

A profusão das teorias espaciais e a fusão do espaço geográfico: Alfred Hettner e o projeto corológico. GEOgraphia, Niterói, v. 13, n. 25, p. 106–135, 2012. DOI: 10.22409/GEOgraphia2011.v13i25.a13618. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13618. Acesso em: 6 jan. 2026.