Região e escala regional: os impasses para a implementação de políticas regionais no Brasil atual
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2012.v14i27.a13635Palavras-chave:
região, escala regional, políticas públicas regionaisResumo
O presente artigo faz uma abordagem teórica sobre o tema região e políticas regionais, tratando criticamente a relativa perda de visibilidade da escala regional no contexto atual de elaboração de políticas públicas pelo Estado brasileiro. Nesse sentido, critica a ideologia neoliberal que preconiza o Estado mínimo, o qual dá maior visibilidade às escalas global e local, em detrimento da escala nacional e das políticas regionais. A região é discutida em termos teórico-conceituais, apontando alguns elementos de distintas abordagens, a exemplo das perspectivas analíticas neomarxista e neoestruturalista. No âmbito da Geografia, muitas pesquisas que vêm sendo produzidas apóiam-se nos conceitos de território e lugar, mais relacionados à escala local, e poucos são os estudos que versam sobre a temática propriamente regional. O problema essencial é que no período atual, marcado por uma acentuada crise fiscal, o Estado dispõe de poucas condições para grandes investimentos em políticas regionais. O ponto de vista aqui defendido é que tal realidade compromete o desenvolvimento nacional, uma vez que as políticas regionais são efetivamente geradoras de coesão do espaço nacional e, por isso, são essenciais para a construção de um sólido projeto de nação. Por fim, é feita uma abordagem sobre as tipologias de políticas públicas, destacando distinções conceituais entre política regional e política territorial, bem como entre política social e política regional. Ao tratar dessas tipologias, o artigo procura apontar seus alcances e possibilidades de ação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.