Juriti: uma comunidade amazônica atingida pela mineração

Autores

  • Joao Marcio Palheta Silva Universidade Federal do Pará
  • Christian Nunes Silva Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2016.v18i36.a13746

Palavras-chave:

Juruti, Mineração, Grandes Projetos, Amazônia, Arrecadação Municipal

Resumo

Este artigo analisa a organização econômica do território de Juruti a partir da instalação de um grande projeto minerador e o impacto causado numa cidade ribeirinha, Juruti-Pará. Demonstra a mudança de funcionalidade das atividades econômicas a partir da exploração da bauxita por uma grande empresa internacional segundo o modelo de produção vigente na região Amazônica. Modelo este que gerou e gera mais pobreza do que multiplicou e multiplica a riqueza de seus habitantes, aumentando o desequilíbrio entre os municípios que não possuem grandes projetos mineradores em seus territórios.


Downloads

Biografia do Autor

  • Joao Marcio Palheta Silva, Universidade Federal do Pará
    Universidade Federal do Pará (UFPA), Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UFPA), Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA/CNPq), Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) e Pesquisador do CNPq.
  • Christian Nunes Silva, Universidade Federal do Pará
    Professor Dr. Adjunto II da Universidade Federal do Pará (UFPA), Professor do PPGEO/UFPA e do PPGEDAM/UFPA, Pesquisador do GAPTA/CNPq, e Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP). 

Downloads

Publicado

2016-05-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Juriti: uma comunidade amazônica atingida pela mineração. GEOgraphia, Niterói, v. 18, n. 36, p. 128–148, 2016. DOI: 10.22409/GEOgraphia2016.v18i36.a13746. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13746. Acesso em: 9 out. 2025.