IDENTIDADE ETNICA, MOVIMENTO SOCIAL E LUTAS PELO TERRITORIO EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS: O CASO DE ACAUÃ (RN)

Autores

  • Alberto Gutiérrez Arguedas Universidad de Costa Rica (UCR)

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2017.v19i39.a13787

Palavras-chave:

Comunidade quilombola, Acauã-RN, Território-territorialidade, Emergência étnica.

Resumo

Desde finais da década de 1980 emergem na cena pública brasileira as comunidades quilombolas, constituindo-se como novos sujeitos coletivos e grupos étnicos, num momento histórico de significativas mudanças nos conflitos e lutas sociais no Brasil e na América Latina. Uma das características distintivas da emergência etno-política quilombola é o caráter territorial das lutas, daí que o presente trabalho se proponha a compreender os processos de territorialização protagonizados por estas comunidades, relacionando três categorias profundamente imbricadas: identidade étnica, movimento social e lutas por afirmação territorial. As reflexões teórico-conceituais são complementadas com um estudo de caso, onde se expõe o processo vivenciado nos últimos quinze anos pela comunidade quilombola de Acauã, no Rio Grande do Norte (RN). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Gutiérrez Arguedas, Universidad de Costa Rica (UCR)

Professor no Departamento de Geografia da Univesidade de Costa Rica (Campus Central Rodrigo Facio) e no Departamento de Ciências Sociais da mesma universidade, na Sede Regional de Ocidente (cidade de San Ramón)

Downloads

Publicado

2017-05-21

Como Citar

Gutiérrez Arguedas, A. (2017). IDENTIDADE ETNICA, MOVIMENTO SOCIAL E LUTAS PELO TERRITORIO EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS: O CASO DE ACAUÃ (RN). GEOgraphia, 19(39), 70-84. https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2017.v19i39.a13787

Edição

Seção

Artigos