VESENTINI, José William. Novas Geopolíticas. 5ª edição. São Paulo/SP: Editora Contexto, 2013.
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2017.v19i39.a13791Palavras-chave:
Nova Ordem Mundial, Geoeconomia, GeopoliticaResumo
Neste livro, “Novas Geopolíticas”, Vesentini traz à luz uma discussão acerca dos conflitos geopolíticos que poderão ser palco das disputas pela hegemonia e poder no século XXI. Para isso, ele faz um recorte histórico sobre o desenvolvimento dos estudos geopolíticos, desde a geopolítica clássica, teorizada pelos militares e geógrafos, com foco nos Estados, até os dias atuais, onde há uma profunda interdisciplinaridade nos estudos da área, com contribuições de intelectuais de vários segmentos, como a sociologia, antropologia, economia, história. Isto se faz necessário pois, segundo o autor, os conflitos na contemporaneidade, principalmente no século XXI, tendem a não ser mais exclusivamente entre Estados em busca de poderes econômicos e territoriais, podendo ser até mesmo de ordem cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.