RELAÇÃO ENTRE A BIOMASSA DA VEGETAÇÃO CAMPESTRE NATIVA E DADOS DE SENSORIAMENTO REMOTO ORBITAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2019.v21i45.a14187Palavras-chave:
resposta espectral, sensor MODIS, Bioma PampaResumo
As variações da resposta espectral da vegetação estão diretamente relacionadas com a quantidade de biomassa aérea produzida (estocada) além de outros pigmentos. O objetivo deste trabalho foi estimar a biomassa aérea da vegetação através de uma relação entre a biomassa da parte aérea da vegetação campestre nativa coletada em campo e dados de sensoriamento remoto orbital, considerando as estações quente e fria do ano. Para estimar a biomassa aérea da vegetação campestre nativa a partir de dados espectrais, foram analisados os dados de quantidade de biomassa aérea instantânea coletada em campo durante o período de 2012 a 2014 e os dados da resposta espectral da vegetação (medidos pelo sensor MODIS). A partir da elaboração de um perfil temporal dos dados e um gráfico de dispersão entre os valores de biomassa aérea e dados espectrais, foram realizadas análises de correlação e análise de regressão linear, verificando a relação existente entre estes dois conjuntos de dados. Desta forma, observou-se que a vegetação campestre nativa do bioma Pampa tem um comportamento sazonal bem definido, com período de crescimento das espécies nos meses quentes do ano. Foi verificada uma relação direta entre a biomassa aérea e os índices EVI e NDVI e a banda espectral do NIR, com maiores valores no verão e menores no inverno. O coeficiente de correlação foi significativo para as bandas do azul, vermelho, NIR, EVI e NDVI. Desta forma, o modelo resultante demonstrou a aplicabilidade das imagens MODIS para a estimativa da biomassa aérea da vegetação campestre.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 GEOgraphia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.