ENTRE CHAPADAS E MALHADAS: TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM E A EXPANSÃO AGRICOLA EM GILBUES, PIAUI
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2019.v21i45.a14288Palavras-chave:
Cerrado, Grotas, Gilbués, Degradação, AgriculturaResumo
Em Gilbués, os cerrados caracterizam-se por extensos chapadões de topografia plana, que facilita a expansão da agricultura mecanizada. Já em outras regiões existem áreas conhecidas como malhadas e grotas, que apresentam intensos processos erosivos causados pelas características climáticas e morfopedológicas. O objetivo, nesse estudo, é analisar a dinâmica da cobertura e uso das terras, enfatizando os aspectos da paisagem, o processo de apropriação, as transformações socioambientais, os arranjos socioeconômicos e sua articulação com as terras erodidas no município de Gilbués, sudoeste do Estado do Piauí. Para o desenvolvimento deste trabalho, foram necessárias quatro etapas distintas e complementares: revisão bibliográfica, trabalhos de campo, construção e análise de gráficos, compilação de mapas temáticos construídos a partir de técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento. Como resultados, o artigo, elucida a ocorrência de intensos processos erosivos na região centro-sul de Gilbués e no setor norte expansão da agricultura mecanizada em áreas de cerrado. A análise temporal realizada em 1987 e 2009, indicou mudanças na dinâmica da cobertura e uso das terras, como, por exemplo, a expansão agrícola em áreas de cerrado denso que ocasionou a subtração da cobertura vegetal na região norte, o aumento da produtividade, a ampliação de áreas de solo exposto que resultam em feições erosivas do tipo badland. A pesquisa permitiu compreender as trajetórias e dinâmicas socioeconômicas e suas influências nas transformações da paisagem, e também avaliar a importância das configurações naturais que favoreceram a implementação de atividades agrícolas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 GEOgraphia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.