ENTRE CHAPADAS E MALHADAS: TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM E A EXPANSÃO AGRICOLA EM GILBUES, PIAUI
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2019.v21i45.a14288Palavras-chave:
Cerrado, Grotas, Gilbués, Degradação, AgriculturaResumo
Em Gilbués, os cerrados caracterizam-se por extensos chapadões de topografia plana, que facilita a expansão da agricultura mecanizada. Já em outras regiões existem áreas conhecidas como malhadas e grotas, que apresentam intensos processos erosivos causados pelas características climáticas e morfopedológicas. O objetivo, nesse estudo, é analisar a dinâmica da cobertura e uso das terras, enfatizando os aspectos da paisagem, o processo de apropriação, as transformações socioambientais, os arranjos socioeconômicos e sua articulação com as terras erodidas no município de Gilbués, sudoeste do Estado do Piauí. Para o desenvolvimento deste trabalho, foram necessárias quatro etapas distintas e complementares: revisão bibliográfica, trabalhos de campo, construção e análise de gráficos, compilação de mapas temáticos construídos a partir de técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento. Como resultados, o artigo, elucida a ocorrência de intensos processos erosivos na região centro-sul de Gilbués e no setor norte expansão da agricultura mecanizada em áreas de cerrado. A análise temporal realizada em 1987 e 2009, indicou mudanças na dinâmica da cobertura e uso das terras, como, por exemplo, a expansão agrícola em áreas de cerrado denso que ocasionou a subtração da cobertura vegetal na região norte, o aumento da produtividade, a ampliação de áreas de solo exposto que resultam em feições erosivas do tipo badland. A pesquisa permitiu compreender as trajetórias e dinâmicas socioeconômicas e suas influências nas transformações da paisagem, e também avaliar a importância das configurações naturais que favoreceram a implementação de atividades agrícolas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 GEOgraphia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.

Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.