CONSIDERAÇÕES SOBRE A OBSOLESCÊNCIA PRECOCE DOS PRODUTOS DA URBANIZAÇÃO: ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA LINHA 15-PRATA DO METRÔ DE SÃO PAULO
Palavras-chave:
Reprodução do Espaço, Produção Destrutiva, Companhia do Metropolitano de São Paulo, Monotrilho, Transporte e MobilidadeResumo
A construção da Linha 15-Prata operada pela Companhia do Metrô de São Paulo e construída pelo Consórcio Expresso Monotrilho Leste, subordinada ao planejamento urbano da Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos e do Governo do Estado de São Paulo, apresenta importantes aspectos da articulação entre capital e Estado. Tal articulação desnuda a contradição na produção do espaço aqui expressa pela construção da linha de transporte cuja natureza condiz com a rápida obsolescência de seu valor de uso, correspondente à subordinação à produção de valor de troca enquanto elemento central do modo de produção capitalista.
Palabvras-chave: Reprodução do espaço. Produção destrutiva. Companhia do Metrô de São Paulo. Monotrilho. Transporte e mobilidade.
CONSIDERATIONS ON THE EARLY OBSOLESCENCE OF URBANIZATION PRODUCTS: ANALYSIS AND REFLECTION ON THE CONSTRUCTION OF LINE 15-SILVER OF THE SÃO PAULO METRO
Abstract: The construction of Line 15-Silver operated by the Metropolitan Company of São Paulo and built by the East Monorail Express Consortium subordinated to the urban planning of the Metropolitan Transport State Secretariat and the State Government of São Paulo, presents important information on the articulation between Capital and State. Such articulation uncover the contradiction on production of space here expressed by the construction of a transport line whose nature matches with the rapid obsolescence of its own use-value, which correspond to the subordination to the production of exchange-value as a central element of the capitalist mode of production.
Keywords: Space reproduction. Destructive production. Metropolitan Company of São Paulo. Monorail. Mobility and transportation.
CONSIDERACIONES ACERCA DE LA OBSOLESCENCIA PRECOZ DE LOS PRODUCTOS DE LA URBANIZACIÓN: ANÁLISIS Y REFLEXIÓN DE CONSTRUCCIÓN DE LA LÍNEA 15-PRATA DEL METRO DE SÃO PAULO
Resumen: La construcción de la Línea 15-Prata hecho por la Companhia do Metro de São Paulo y construida por el Consorcio East Monorail Express, subordinado a la planificación urbana de la Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos e del Gobierno do Estado de São Paulo, presenta aspectos importantes de la articulación entre capital e Estado. Tal articulación expone la contradicción en la producción del espacio aquí presente en la construcción de la línea de transporte cuya naturaleza coincide con la rápida obsolescencia de su valor de uso, correspondiente a la subordinación a producción del valor de cambio mientras elemento importante del modo de producción capitalista.
Palabras clave: Reproducción del espacio. Producción destructiva. Companhia del Metro de São Paulo. Monorail. Transporte y movilidad.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.