AUTOGESTÃO E AUTONOMIA: ANALISANDO OS REFLEXOS DE PROCESSOS AUTOGESTIONÁRIOS DE PRODUÇÃO DE MORADIAS EM BELO HORIZONTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2023.v25i54.a49695

Palavras-chave:

autogestão, autonomia, produção de moradias, consumo de moradias, Belo Horizonte

Resumo

O objetivo do artigo é compreender o legado propiciado por processos autogestionários de produção de moradias em Belo Horizonte, na intenção de avaliar se o conteúdo autonomista que permeia sua origem se concretiza. Quatro experiências belo-horizontinas foram analisadas a partir de entrevistas com pessoas diretamente envolvidas no processo produtivo: os conjuntos habitacionais Urucuia, Vilarégia e Serra Verde – resultantes de programas de políticas públicas – e a vila Eliana Silva, que nasce como uma ocupação urbana. Primeiramente discute-se o conceito de autogestão e de sua base sustentadora, a autonomia. Em seguida, revela-se como a autogestão é operacionalizada no nicho da produção de moradias. Posteriormente, elucida-se como acontece o processo de acesso à terra e o trabalho no canteiro de obras com a intenção de detectar os reflexos no cotidiano atual. As considerações finais indicam caminhos para que o potencial autonomista se alargue nas experiências de produção de moradias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BELO HORIZONTE. Resolução II, de 01 de dezembro de 1994. Aprova a Política Habitacional para o município de Belo Horizonte. Diário Oficial do Município, Belo Horizonte, 1994.

BELO HORIZONTE. Resolução LII, de 13 de dezembro de 2018. Aprova a revisão da Resolução nº II do CMH, que dispõe sobre a estrutura geral da Política Municipal de Habitação para Belo Horizonte. Diário Oficial do Município, Belo Horizonte, 2018.

CASTORIADIS, C.; COHN-BENDIT, D. Da ecologia à autonomia. São Paulo: Brasiliense, 1981.

FERREIRA, R. A autogestão habitacional no Brasil a partir do Governo Lula: produção e agentes. In: LAGO, L. C. do (org.). Autogestão habitacional no Brasil: utopias e contradições. Rio de Janeiro: Letra Capital / Observatório das Metrópoles, 2012.

FERRO, S. O canteiro e o desenho. 2. ed. São Paulo: Projeto, 1982.

GUILLERM, A; BOURDET, Y. Autogestão: uma mudança radical. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

KAPP, S.; SANTOS, A. P. B. The paradox of participation: a case study on urban planning in favelas and a plea for autonomy. Bulletin of Latin American Research, v. 31, n. 2, 2012, p. 160-173.

LOURENÇO, T. C. B. Cidade ocupada. 2014. 232 fl. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Escola de Arquitetura, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

MORAIS, L. M. M. de. Do canteiro ao cotidiano: o legado de processos autogestionários de produção de moradias em Belo Horizonte. 2019. 266 fl. Dissertação (Mestrado em Organização do Espaço) – Departamento de Geografia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

LEFEBVRE, H. O direito à cidade. 5ª edição. 3ª Reimpressão. São Paulo: Centauro, 2011.

SILVA, M. M. de A. Água em meio urbano, favelas nas cabeceiras. 2013. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Escola de Arquitetura, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

SINGER, P. Introdução à economia solidária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002.

SOUZA, M. L. de. A prisão e a ágora: reflexões em torno da democratização do planejamento e da gestão das cidades. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

SOUZA, M. L. de. Mudar a cidade: uma introdução crítica ao planejamento e à gestão urbanos. 6ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

Downloads

Publicado

2023-04-17

Como Citar

Moreira de Morais, L. M., & Soares de Moura Costa, H. (2023). AUTOGESTÃO E AUTONOMIA: ANALISANDO OS REFLEXOS DE PROCESSOS AUTOGESTIONÁRIOS DE PRODUÇÃO DE MORADIAS EM BELO HORIZONTE. GEOgraphia, 25(54). https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2023.v25i54.a49695

Edição

Seção

Artigos