A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E O ENSINO DE GEOGRAFIA EM VILA NOVA JUTAÍ – BREU BRANCO – PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2022.v24i52.a49936

Palavras-chave:

Cultura, territorialidades, quilombolas, educação

Resumo

Em um país marcado pela diversidade étnico-racial, com um extenso legado de preconceitos e negação de direitos básicos, é necessária a projeção de uma educação diferenciada e afirmativa, que se entrelace com saberes históricos e cotidianos e que desenvolva posturas críticas a partir das vozes dos quilombolas, quase sempre silenciadas. O artigo aborda a educação escolar formal, especificamente sobre o ensino de geografia na educação escolar quilombola na comunidade remanescente quilombola de Vila Nova Jutaí – Breu Branco – PA. Assim, foi desenvolvido na escola da comunidade o projeto “Nós Propomos”, que buscou identificar quais são os principais problemas socioespaciais da comunidade. A pesquisa foi baseada em levantamento bibliográfico, execução do projeto, aplicação de questionários e formulário de entrevistas. A geografia enquanto ciência e disciplina escolar tem um legado histórico de contribuição ao processo de construção da cidadania, através da análise crítica que desenvolve nos estudantes a respeito do espaço geográfico, oportunizando-os a compreenderem as dinâmicas e transformações socioespaciais. 

Palavras-chave: Cultura. Territorialidades. Quilombolas. Educação.

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Biografia do Autor

  • Karleison Coelho da Paixão, Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão, GO, Brasil

    Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Catalão, Catalão (GO), Brasil.

  • Luciano Laurindo dos Santos, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, RO, Brasil

    Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia

  • Amarildo Silva Araújo, Universidade Federal do Tocantins (UFT) Palmas, TO, Brasil

    Mestre em Estudos Interdisciplinares de Cultura e Território na Universidade Federal do Tocantins

  • Carlos Eduardo Ribeiro Rocha, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Presidente Prudente, SP, Brasil

    Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil

  • Marcus Vinicius Mariano de Souza, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Marabá, PA, Brasil

    Doutor em Geografia. Professor na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

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Publicado

2022-04-18

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Artigos

Como Citar

A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E O ENSINO DE GEOGRAFIA EM VILA NOVA JUTAÍ – BREU BRANCO – PA. GEOgraphia, Niterói, v. 24, n. 52, 2022. DOI: 10.22409/GEOgraphia2022.v24i52.a49936. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/49936. Acesso em: 21 ago. 2025.