A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E O ENSINO DE GEOGRAFIA EM VILA NOVA JUTAÍ – BREU BRANCO – PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2022.v24i52.a49936

Palavras-chave:

Cultura, territorialidades, quilombolas, educação

Resumo

Em um país marcado pela diversidade étnico-racial, com um extenso legado de preconceitos e negação de direitos básicos, é necessária a projeção de uma educação diferenciada e afirmativa, que se entrelace com saberes históricos e cotidianos e que desenvolva posturas críticas a partir das vozes dos quilombolas, quase sempre silenciadas. O artigo aborda a educação escolar formal, especificamente sobre o ensino de geografia na educação escolar quilombola na comunidade remanescente quilombola de Vila Nova Jutaí – Breu Branco – PA. Assim, foi desenvolvido na escola da comunidade o projeto “Nós Propomos”, que buscou identificar quais são os principais problemas socioespaciais da comunidade. A pesquisa foi baseada em levantamento bibliográfico, execução do projeto, aplicação de questionários e formulário de entrevistas. A geografia enquanto ciência e disciplina escolar tem um legado histórico de contribuição ao processo de construção da cidadania, através da análise crítica que desenvolve nos estudantes a respeito do espaço geográfico, oportunizando-os a compreenderem as dinâmicas e transformações socioespaciais. 

Palavras-chave: Cultura. Territorialidades. Quilombolas. Educação.

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Biografia do Autor

Karleison Coelho da Paixão, Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão, GO, Brasil

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Catalão, Catalão (GO), Brasil.

Luciano Laurindo dos Santos, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, RO, Brasil

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia

Amarildo Silva Araújo, Universidade Federal do Tocantins (UFT) Palmas, TO, Brasil

Mestre em Estudos Interdisciplinares de Cultura e Território na Universidade Federal do Tocantins

Carlos Eduardo Ribeiro Rocha, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Presidente Prudente, SP, Brasil

Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil

Marcus Vinicius Mariano de Souza, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Marabá, PA, Brasil

Doutor em Geografia. Professor na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

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Publicado

2022-04-18

Como Citar

Alves dos Santos, R., Coelho da Paixão, K. ., Laurindo dos Santos, L. ., Silva Araújo, A. ., Eduardo Ribeiro Rocha, C. ., & Vinicius Mariano de Souza, M. . (2022). A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E O ENSINO DE GEOGRAFIA EM VILA NOVA JUTAÍ – BREU BRANCO – PA. GEOgraphia, 24(52). https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2022.v24i52.a49936

Edição

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Artigos