ANÁLISE ESPACIAL DOS CASOS DE COVID-19 EM SÃO GONÇALO NO PERÍODO DE 2020 A 2022
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2023.v25i55.a57325Palavras-chave:
São Gonçalo, Pandemia, COVID-19, Geoprocessamento, GeografiaResumo
A pandemia da Síndrome Respiratória Aguda Grave do Coronavírus 2 (Sars-Cov-2) declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em janeiro de 2020 vem se estendendo ao longo de 2022 caminhando para seu terceiro ano. Porém atualmente a pandemia encontra-se emum cenário diferente dos períodos iniciais, tanto em seus protocolos de prevenção e vacinação quanto nas novas cepas e seus sintomas. Dentro desse contexto, a geografia junto ao geoprocessamento reafirma sua importância na capacidade de realização de análises espaciais e tomadas de decisões frente a essa conjuntura sanitária. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo espacializar e analisar os casos de COVID-19 no município de São Gonçalo-RJ ao longo de todo período pandêmico, onde ocorreram um aumento significativo de casos em quatro períodos: fevereiro até maio de 2020, setembro até dezembro de 2020, fevereiro a maio de 2021 e novembro de 2021 até janeiro de 2022. Para isso, foram realizados os georreferenciamento pela plataforma do ArcGis 10.8.2 de casos acumulados nos meses por bairro e em seguida esses casos foram associados como pesos aos respectivos centroides de cada bairro de São Gonçalo. Posteriormente, foi utilizada a fórmula de Hermuche, 2013 para obter os vetores de deslocamento. Dentre os resultados percebeu-se que as quatro ondas embora apresentem comportamentos distintos, o vetor de direção sempre acaba tendendo a ir a nordeste do município devido a influência do bairro Jardim Catarina.
Downloads
Referências
CARDOSO, Phillipe et al. COVID-19: Análises e Representações da Pandemia no Estado do Rio de Janeiro. Capítulo 1: Análises espaciais dos casos de COVID-19 no município de São Gonçalo – RJ. Rio de Janeiro, 2022.
CARDOSO, P. et al. (2022) COVID-19: Análises e Representações da Pandemia no Estado do Rio de Janeiro. Capítulo 1: Análises espaciais dos casos de COVID-19 no município de São Gonçalo – RJ. Rio de Janeiro.
CARDOSO, P. et al. (2020) A importância da análise espacial para tomada de decisão: um olhar sobre a pandemia de COVID-19. Rio de Janeiro: Revista Tamoios.
HERMUCHE, P.M. (2013) Dinâmica espacial da produção de ovinos naturalizados no Brasil no contexto da Paisagem Genética.
IBGE. (2022) INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2022. Disponível em: . Acessado em: 20 de jul. 2022.
MORAES, R. F.; SILVA, L. L. S.; TOSCANO, C. M. (2021) Medidas legais de distanciamento: Análise Comparada da primeira e segunda ondas da Pandemia da COVID-19 no Brasil. (Nota Técnica.n.33) ipea.
RIO DE JANEIRO. (RJ). (2022) Sistema de Informação de Saúde do Rio de Janeiro – Covid-19 no Rio de Janeiro. Disponível em: <http://sistemas.saude.rj.gov.br/tabnetbd/dhx.exe?covid19/esus_sivep.def%20>. Acessado em: 20 de jul. 2022.
SANTOS, M. (1985) Estrutura, Processo, Função e Forma como Categorias do Método Geográfico. In: Espaço e Método. São Paulo: Nobel.
SÃO GONÇALO. (RJ). (2022) Observatório COVID-19 em São Gonçalo - RJ. Disponível em: <https://covid19br.github.io/municipios?aba=aba1&uf=RJ&mun=Sao_Goncalo&q=dia. > Acessado em: 25 de jul. 2022.
SÃO GONÇALO. (RJ). (2022) Prefeitura Municipal de São Gonçalo. Mapas e Bairros. Disponível em: <https://www.saogoncalo.rj.gov.br/sao-goncalo/mapas-e-bairros/>. Acessado em: 25 de jul. 2022.
WORLDOMETER. (2022) COVID-19 CORONAVIRUS PANDEMIC. Disponível em: <https://www.worldometers.info/coronavirus/>. Acessado em: 22 de jul. de 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.