UM INTELECTUAL EM MOVIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2024.v26i57.a63505Palavras-chave:
intelectual, movimento, geoautobiografiaResumo
O texto discute a categoria do “intelectual em movimento” utilizada por Carlos Walter Porto-Gonçalves para definir a sua condição de pesquisador e ativista. Foi através da ideia de movimento que ele procurou sintetizar sua trajetória de encontro e aprendizado com territórios, biomas, movimentos sociais, camponeses, indígenas, quilombolas e povos tradicionais numa geo-história espaço-temporal de sua própria experiência.
Downloads
Referências
Acselrad, M. (2015) Em busca do corpo perdido - o movimento como ponto de partida para a pesquisa antropológica em dança, XI Reunión de Antropologia del Mercosur, Montevidéu, 30/11-4/12 de 2015
Benjamin. W. (1985) “O Narrador”, in Magia, e técnica, arte e política. Obras Escolhidas, vol. I, São Paulo: Brasiliense.
Collins, R. (1975) Conflict Sociology: toward an explanatory science. New York:
Academic Press.
Fabiani, J. L. (1997) Controverses scientifiques, controverses philosophiques- figures, positions, trajets; Enquête - Archives de la revue Enquête 5, p. 11-34.
Gil, J. (2018) O movimento total – corpo e dança. São Paulo: Iluminuras.
Guizot, F.(1816) Essai sur l´hitoire et sur l´état actuel de l´instruction publique en France. Paris: Maradan.
Hofstadter, R. (1963) Antiintelectualism in American Life, Nova York: Alfred Knopf.
Marx, Karl e Engels Friedrich (1980), Escritos sobre a Rússia, El Porvenir de la comuna rural rusa; Mexico: Siglo XXI.
Mattos. O. (1977) História viajante: notações filosóficas. São Paulo: Studio Nobel.
Mills, C. W. (1944) The Powerless People: The Social Rôle of the Intellectual, Politics, vol.1, n.3 april.
Mondolfo, R. (1966) Heráclito – textos y problemas de su interpretación. Mexico: Siglo XXI.
Noiriel, G. (2005) Dire la vérité au pouvoir. Les intellectuels en question. Paris: Agone Fayard.
Porto Gonçalves, C. W. (2007) Uma Geobiografia Téorico-Política: em busca de uma teoria social crítica a partir da Geografia, Documento apresentado como condição para a obtenção do título de Professor Titular do Instituto de Geociências. Niterói: Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense.
Prigogine, I. e Stengers, I. (1984) A Nova aliança. Brasilia: Ed. da UnB.
______ (1990) Entre o tempo e a eternidade. Lisboa: Gradiva.
Rengel, Lenira. (2003) Dicionário Laban, São Paulo: AnnaBlume.
Rosanvallon, P. (1985) Le moment Guizot. Paris: Gallimard.
Said, E. (2005) Representações do intelectual. São Paulo: Cia. das Letras.
Thompson, E.P. (1981) A Miséria da Teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser, Zahar, Rio de Janeiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.