VARADOUROS: A GEOGRAFIA DE CARLOS WALTER PORTO-GONÇALVES
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2024.v26i57.a63515Palavras-chave:
Carlos Walter Porto-Gonçalves, Movimentos Sociais, Seringueiros, AmazôniaResumo
Geografando nos varadouros do mundo: da territorialidade seringalista (o seringal) à territorialidade seringueira (a reserva extrativista) é uma das maiores obras da Geografia brasileira. Aqui, neste pequeno texto, busco identificar e apresentar as contribuições e formulações mais importantes e originais da obra-prima de Carlos Walter Porto-Gonçalves. Espero, assim, prestar uma breve homenagem àquele que foi mestre de todos nós.
Downloads
Referências
PORTO-GONÇALVES, C. W. (1978) A Geografia está em crise. Viva a Geografia! Boletim Paulista de Geografia, 55, pg. 5-29.
__________. (1984) Paixão da terra – Ensaios Críticos de Ecologia e Geografia. Rio de Janeiro: SOCCI.
__________. (1989) Os (des)caminhos da natureza. São Paulo: Contexto.
__________. (2001) Entrevista para Mônica Machado. Disponível em http://www.grupogeobrasil.uerj.br/geografo.php?id=49&lab=4
__________. (2003) Geografando nos varadouros do mundo: da territorialidade seringalista à territorialidade seringueira ou do seringal à reserva extrativista. Brasília.IBAMA/MMA.
__________. (2017) Uma Geobiografia Téorico-Política: em busca de uma teoria social crítica a partir da Geografia. Memorial apresentado para obtenção de título de Professor Titular. Universidade Federal Fluminense.
SOJA, E. (1993) Geografias Pós-Modernas. Rio de Janeiro: Zahar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.