Transterritorialidade e antropofagia: territorialidades de trânsito numa perspectiva brasileiro-latino-americana

Autores

  • Rogério Haesbaert Universidade Federal Fluminense
  • Marcos Mondardo

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2010.v12i24.a13602

Palavras-chave:

hibridismo cultural, antropofagia, transterritorialidade

Resumo

Num mundo globalizado como o nosso a construção identitária e territorial se torna cada vez mais complexa, mesclando multiplicidade territorial, transculturação e hibridismo com fechamentos culturais “essencializadores”. Os processos de territorialização marcados pela multiterritorialidade podem ser associados, no caso latino-americano e, especialmente, brasileiro, àquilo que propomos denominar de uma transterritorialidade “antropofágica", capaz de assimilar e transformar a territorialidade do Outro. Todos esses processos têm profundas implicações políticas, não se tratando, a priori, de uma “boa” abertura ou de um “mau” fechamento cultural e territorial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rogério Haesbaert, Universidade Federal Fluminense

    Doutor em Geografia Humana pela USP-São Paulo, com pós-doutorado na Open University-Inglaterra, professor Associado da Universidade Federal Fluminense - UFF (Niterói-RJ).

  • Marcos Mondardo
    Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF, professor Assistente da Universidade Federal da Bahia/Campus Barreiras

Downloads

Publicado

2011-11-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Transterritorialidade e antropofagia: territorialidades de trânsito numa perspectiva brasileiro-latino-americana. GEOgraphia, Niterói, v. 12, n. 24, p. 19–50, 2011. DOI: 10.22409/GEOgraphia2010.v12i24.a13602. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13602. Acesso em: 6 dez. 2025.