Shopping Center: O Fenômeno e sua Essência Capitalista
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2001.v3i6.a13411Keywords:
Capitalismo, shopping center, UrbanoAbstract
ResumoEste trabalho trata do shopping center na perspectiva da teoria social de Marx. Pretende-se aqui desvelar o fenômeno e a essência capitalista deste importante objeto (arquitetônico — urbano) inscrito no conjunto de elementos e processos relacionados às alterações da dimensão espaço-tempo na reorganização contemporânea do capital que tem, sobremaneira, transformado as cidades. Palavras Chave: Capitalismo; shopping center; Urbano.
Abstract
This paper deals with shopping center from Marx’s social theory perspective. The main task here is to reveal the phenomena and the capitalist essence of such urban — architectonic object as an important element linked to the contemporary re-organization of capitalist development that, in turn, has dramatically affected urban process.
Key Words: Capitalism; shopping center; Urban.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
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