Intervenções governamentais recentes nos Cariris Velhos da Paraíba - Brasil: reflexos na agropecuária, na degradação das terras e na cidadania
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2016.v18i37.a13763Keywords:
Usos dos Solos, Cariris Velhos, Desertificação, Intervenções Governamentais.Abstract
A desertificação é um tipo de degradação passível de ocorrer nas zonas secas do mundo, quando temos o uso excessivo dos recursos naturais, particularmente a supressão intensa da vegetação durante vários anos. No Brasil, a região dos Cariris Velhos – Paraíba tem sido uma das mais atingidas por esse processo, onde os recentes incentivos governamentais à caprinocultura vêm provocando uma aceleração desse impacto, em função do domínio de uma lógica produtivista com bases ambientais poucos sustentáveis, o que pode ser melhor percebido nos dois últimos anos de secas acentuadas que essas terras vem atravessando, com fortes repercussões na caatinga e também na atividade pecuária. Diversas intervenções governamentais têm minimizado os efeitos da desertificação na qualidade de vida da população. Entretanto, como estas não são acompanhadas de um plano de geração de trabalho e renda compatíveis com as condições ambientais da região, questiona-se sobre a dependência política que essas ações vem provocando.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.