Categorias analíticas do espaço e Turismo: o exemplo da Fortaleza de Santa Cruz, Niterói/RJ
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2006.v8i16.a13523Palabras clave:
Espaço e Turismo, Categorias Analiticas, Fortaleza de Santa CruzResumen
O objetivo que permeia a presente pesquisa é utilizar a Fortaleza de Santa Cruz, localizada no bairro de Jurujuba, em Niterói, construída em 1555, na entrada da barra da Baía de Guanabara, como foco de antílise, ressaltando a importância deste fixo social enquanto atração turística e de lazer, incluindo a cidade de Niterói no circuito destas atividades, complementares à cidade do Rio de Janeiro; além de abordar conceitos e categorias analíticas, oriundos das ciências sociais, principalmente provenientes da Geografia, pertinentes ao estudo das atividades em tela. Neste contexto, na dinâmica espacial da cidade de Niterói, o processo de mudança de função dos fixos sociais têm sido extraordinário. Residencias unifamiliares, prédios e até mesmo fortificações militares, verdadeiras monumentalidades, foram refuncionalizadas, passando por um processo de turistificação. Assim, a refuncionalização da respectiva Fortaleza em espaço cultural toma-se um importante atrativo da história, do patrimônio, da cultura, marcando no espaço urbano sua expressões e monumentalidade, criada pelo homem como símbolo de seus ideais, objetivos e atos, constituindo-se em um legado as gerações futuras, formando um elo entre passado, presente e futuro.
Abstract
This paper focuses on Santa Cruz Fortress, built in 1555 in Jurujuba (Niterói), to guard the entrance of Guanabara bay, and stresses its role as a towist attraction and leisure' area, as a social fix which links the city of Niterói to the complementary circuit of these activities in the city of Rio de Janeiro. The study uses important concepts and analytic categories fiom social sciences, particularly fiom Geography.
In the spatial dynamic of the city of Niterói, change in functions of social fuces has been extraordinary. Single-family dwellings, buildings and even military installations have been re-functionalized, undergoing a process of touristification. In that way, the refunctionalization of the Fortress as a cultural space provides an important attraction in the domains of history, patrimony, and culture, providing the urban space with an expression of monumentality, created by man as a symbol of his ideals, aims and actions, a legacy to future generations forming a link between past, present and future.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.