A cidade, a festa e a cultura popular
DOI:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2004.v6i11.a13468Palavras-chave:
cidade, festa, identidade socialResumo
Na tradição dos estudos urbanos a festa e o ritual foram um tema esquecido pelos geógrafos. O presente artigo procura situar as razões teóricas e epistemológicas para tal "esquecimento", fundamentando as relações necessárias e arquetípicas entre a cidade e a festa. Procura-se também recuperar alguns princípios conceituais sobre a festa e a sua importância para as relações entre os grupos sociais, seu espaço e a construção de suas identidades, destacando-se o caso das escolas de samba do Rio de Janeiro.Abstract:
Feast and ritual as a theme for research have been overlooked by geographers in the urban studies tradition. This article aims to point out the theoretical and epistemological reasons for this "forgetting", stating the necessary and archetypical relationships between the city and the feast. This study also recovers some conceptual principies about feast and its significance to the relationships among the social groups, their space and the buil ding of their identities, highlighting the case of Samba Schools in Rio de Janeiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista GEOgraphia, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
O autor concede e transfere, total e gratuitamente, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em caráter permanente, irrevogável e não exclusivo, todos os direitos autorais patrimoniais não comerciais referentes aos artigos científicos publicados na revista GEOgraphia. Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.