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  • Chamada de artigos abertas- Revista Gragoatá

    2024-06-19

    v. 29, n. 65, 2024
    Ana Pizarro e os estudos literários latino-americanos
    Ana Pizarro and Latin American literary studies
    https://periodicos.uff.br/gragoata/announcement/view/846


    v. 30, n. 66, 2025
    Políticas Linguísticas e Ensino de Línguas
    Linguistic Policies and Language Teaching (Sprachenpolitik und Sprachunterricht)
    https://periodicos.uff.br/gragoata/announcement/view/813


    v. 30, n. 67, 2025
    Comparatismo Sul-Sul: problemas e perspectivas
    South-South Comparatism: Problems and Perspectives
    https://periodicos.uff.br/gragoata/announcement/view/873

    Saiba mais sobre Chamada de artigos abertas- Revista Gragoatá
  • Chamada de Artigos | Comparatismo Sul-Sul: problemas e perspectivas – Revista Gragoatá v. 30, n. 67, 2025

    2024-06-19

    Editores

    Dr. José Luís Jobim (Universidade Federal Fluminense, Brasil)

    Dr. Wail S. Hassan (University of Illinois at Urbana-Champaign, Estados Unidos)

    Pelo menos desde o século XIX, desenvolveu-se uma vertente de comparatismo que se declarava internacionalista, mas que era na verdade colonialista ou neocolonialista. Sua prática começou com a própria seleção de obras e autores considerados comparáveis: não só eram europeus, mas também representavam predominantemente apenas um pequeno número de Estados-nação europeus (França, Grã-Bretanha e Alemanha, e até certo ponto Espanha e Itália). A expansão da disciplina desde a década de 1980 para incluir literaturas da América Latina, África, Médio Oriente e Sul e Leste Asiático, para não mencionar as tradições europeias e norte-americanas anteriormente marginalizadas, raramente desafiou a centralidade da Europa. Neste sentido, os estudos pós-coloniais são exemplares na consolidação de práticas literárias e críticas de valorização/desvalorização, inclusão/exclusão, que preservaram a Europa como ponto de referência e principal interlocutor das literaturas do que era conhecido como Terceiro Mundo, e hoje como o Sul Global.

    Esta edição especial da Gragoatá centra-se no novo paradigma emergente da comparação Sul-Sul. Convidamos submissões que abordem as seguintes questões: Que concepções de comparação podem ser elaboradas se conectarmos literaturas do Sul Global? Como pode a comparação Sul-Sul contribuir para repensar o âmbito e os limites da pós-colonialidade? Que tipo(s) de semelhança ou interconexão podem ser interpretados como base para comparação entre as literaturas do Sul Global? Que tipos de hegemonia e resistência se tornam visíveis quando se considera o Sul Global como uma categoria de Literatura Comparada? Qual é o papel da diáspora e das minorias na constituição de ou no desafio a concepções de nações e nacionalidades no Sul Global? Como estas diásporas são apagadas e/ou lembradas para definir o que constitui as identidades nacionais? O que está em jogo na interpretação das diferentes tradições literárias e culturais dentro do amplo quadro de referência do Sul Global?

    As contribuições podem ser redigidas em português, inglês, espanhol ou francês e devem ser enviadas entre 01 de Agosto de 2024 e 20 de Fevereiro de 2025 (prazo final) e estarão sujeitas a um processo de revisão duplo-cega. A edição deverá ser publicada em maio de 2025.

    https://periodicos.uff.br/gragoata/about/submissions

    Saiba mais sobre Chamada de Artigos | Comparatismo Sul-Sul: problemas e perspectivas – Revista Gragoatá v. 30, n. 67, 2025
  • Chamada de Artigos | Políticas Linguísticas e Ensino de Línguas - Revista Gragoatá v. 30, n. 66

    2023-10-26

    Políticas Linguísticas e Ensino de Línguas


    Editores
    Dr. Ebal Bolacio (Universidade Federal Fluminense, Brasil)
    Dr. Paul Voerkel (Friedrich-Schiller-Universität Jena, Alemanha)

    O mundo sempre apresentou – e apresenta ainda – uma grande diversidade linguística. Uma consequência dessa diversidade é a presença de mais de uma língua na maioria das sociedades no mundo. Alguns desses contextos multilíngues são um fenômeno antigo, outros se devem a fenômenos recentes de migração, que se torna cada vez mais intensa em muitas regiões do globo. Para além desse contato de línguas motivado pela Globalização que conduz a novos contextos multilíngues, outro desafio se coloca: o do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras em um mundo no qual as distâncias são cada vez menores, levando a uma maior interação entre as pessoas e, por conseguinte, entre as línguas.

    Esta edição do Gragoatá busca reunir trabalhos que apresentem temas relacionados a esses desenvolvimentos recentes e que discutam a interface Políticas Linguísticas e Ensino de Línguas de uma forma ampla, já que “(...) ensinar línguas é tanto uma decisão quanto um ato político.” (DAY, 2016, p. 85)

    Convidamos contribuições sobre quaisquer tópicos em Ensino de Línguas que tematizem a relação e a importância das políticas linguísticas, especialmente em uma abordagem glotopolítica (GUESPIN, MARCELLESI, 1986; LAGARES, 2018), tanto no que se refere ao ensino de línguas estrangeiras, quanto no âmbito de línguas minorizadas ou de herança. Nesse contexto, também são bem-vindas contribuições que abordem questões de escolha de idioma, poder e prestígio, promoção e o uso de línguas no contexto escolar. (KRUMM, 2021)

    As contribuições podem ser redigidas em alemão, espanhol, francês, inglês ou português e devem ser enviadas entre 02 de Abril de 2024 e 31 de Agosto de 2024 (prazo final). Eles estarão sujeitos a um processo de revisão duplo-cega. A edição deverá ser publicada em janeiro de 2025.

    Submissões: de 02 de Abril de 2024 e 31 de Agosto de 2024
    https://periodicos.uff.br/gragoata/about/submissions#authorGuidelines

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