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  • Chamada de artigos abertas- Revista Gragoatá

    2024-06-19

    v. 29, n. 65, 2024
    Ana Pizarro e os estudos literários latino-americanos
    Ana Pizarro and Latin American literary studies
    https://periodicos.uff.br/gragoata/announcement/view/846


    v. 30, n. 66, 2025
    Políticas Linguísticas e Ensino de Línguas
    Linguistic Policies and Language Teaching (Sprachenpolitik und Sprachunterricht)
    https://periodicos.uff.br/gragoata/announcement/view/813


    v. 30, n. 67, 2025
    Comparatismo Sul-Sul: problemas e perspectivas
    South-South Comparatism: Problems and Perspectives
    https://periodicos.uff.br/gragoata/announcement/view/873

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  • Chamada de Artigos | Comparatismo Sul-Sul: problemas e perspectivas – Revista Gragoatá v. 30, n. 67, 2025

    2024-06-19

    Editores

    Dr. José Luís Jobim (Universidade Federal Fluminense, Brasil)

    Dr. Wail S. Hassan (University of Illinois at Urbana-Champaign, Estados Unidos)

    Pelo menos desde o século XIX, desenvolveu-se uma vertente de comparatismo que se declarava internacionalista, mas que era na verdade colonialista ou neocolonialista. Sua prática começou com a própria seleção de obras e autores considerados comparáveis: não só eram europeus, mas também representavam predominantemente apenas um pequeno número de Estados-nação europeus (França, Grã-Bretanha e Alemanha, e até certo ponto Espanha e Itália). A expansão da disciplina desde a década de 1980 para incluir literaturas da América Latina, África, Médio Oriente e Sul e Leste Asiático, para não mencionar as tradições europeias e norte-americanas anteriormente marginalizadas, raramente desafiou a centralidade da Europa. Neste sentido, os estudos pós-coloniais são exemplares na consolidação de práticas literárias e críticas de valorização/desvalorização, inclusão/exclusão, que preservaram a Europa como ponto de referência e principal interlocutor das literaturas do que era conhecido como Terceiro Mundo, e hoje como o Sul Global.

    Esta edição especial da Gragoatá centra-se no novo paradigma emergente da comparação Sul-Sul. Convidamos submissões que abordem as seguintes questões: Que concepções de comparação podem ser elaboradas se conectarmos literaturas do Sul Global? Como pode a comparação Sul-Sul contribuir para repensar o âmbito e os limites da pós-colonialidade? Que tipo(s) de semelhança ou interconexão podem ser interpretados como base para comparação entre as literaturas do Sul Global? Que tipos de hegemonia e resistência se tornam visíveis quando se considera o Sul Global como uma categoria de Literatura Comparada? Qual é o papel da diáspora e das minorias na constituição de ou no desafio a concepções de nações e nacionalidades no Sul Global? Como estas diásporas são apagadas e/ou lembradas para definir o que constitui as identidades nacionais? O que está em jogo na interpretação das diferentes tradições literárias e culturais dentro do amplo quadro de referência do Sul Global?

    As contribuições podem ser redigidas em português, inglês, espanhol ou francês e devem ser enviadas entre 01 de Agosto de 2024 e 20 de Fevereiro de 2025 (prazo final) e estarão sujeitas a um processo de revisão duplo-cega. A edição deverá ser publicada em maio de 2025.

    https://periodicos.uff.br/gragoata/about/submissions

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  • PRORROGADO | 15/07/2024 | Chamada de Artigos | Ana Pizarro e os estudos literários latino-americanos - Revista Gragoatá v. 29, n. 65

    2024-03-14

    Chamada de Artigos | Ana Pizarro e os estudos literários latino-americanos

    Revista Gragoatá, v. 29, n. 65

    Editoras: 

    Dra. Livia Reis (Universidade Federal Fluminense)
    Dra. María Carolina Pizarro (Universidad de Santiago de Chile)

    Esse número da Revista Gragoatá tem um formato diferente do habitual, pois, em lugar de um tema ou área de estudo específico, pretende provocar diálogos e debates a partir da obra crítica e ensaística da professora e escritora chilena Ana Pizarro. Autora de ensaios sobre literatura e cultura, a obra inicial de Ana Pizarro se desenvolveu na direção da construção de um aparato epistemológico capaz de gerar construções inovadoras na maneira de pensar e traduzir a América Latina. A partir da trilogia “América Latina, palavra, literatura e cultura”, publicada nos anos 1990, a obra coletiva, que originalmente pretendia ser uma “outra” história da literatura latino-americana, se transformou em uma significativa pauta de discussão de temas e reflexões sobre a literatura e a cultura produzidas no continente, a partir de uma perspectiva comparatista. Nesta obra, a América Latina é vista em suas diferentes latitudes: geopolítica, linguística, étnica e de gênero. Nas obras subsequentes, a ênfase, sem abandonar a ideia de áreas culturais, vai voltar seu foco para algumas dessas áreas especificas e aprofundar a reflexão sobre o Caribe e, sobretudo, para a Amazônia, área sobre a qual a ensaísta dedicou suas obras mais recentes.

    PRORROGADO - 15/07/2024

    Submissões: de 01 de fevereiro de 2024 a 15 de junho de 2024
    https://periodicos.uff.br/gragoata/about/submissions#authorGuidelines

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  • Appel à articles | Politiques linguistiques et enseignement des langues - Revista Gragoatá v. 30, n. 66

    2023-10-26

    Politiques linguistiques et enseignement des langues

    Editores
    Dr. Ebal Bolacio (Universidade Federal Fluminense, Brasil)
    Dr. Paul Voerkel (Friedrich-Schiller-Universität Jena, Allemagne)


    Le monde a toujours été  et est toujours  caractérisé par une grande diversité linguistique. L'une des conséquences de cette diversité est la présence et l'utilisation de plus d'une langue dans la plupart des sociétés et des pays du monde. Certains de ces contextes multilingues existent depuis longtemps, d'autres sont dus à des phénomènes migratoires plus récents, qui se multiplient dans de nombreuses régions du monde. Outre ce contact entre les langues, motivé en grande partie par la mondialisation, qui donne lieu à de nouveaux contextes multilingues, un autre défi se pose: l'enseignement et l'apprentissage des langues étrangères dans un monde où les distances sont de plus en plus courtes, ce qui entraîne une plus grande interaction entre les personnes et, par conséquent, entre les langues.

    Ce numéro de la revue Gragoatá vise à rassembler des contributions qui traitent de ces récents développements et à discuter de l'interface entre la politique linguistique et l'enseignement des langues dans un cadre large, car " (...) l'enseignement des langues est à la fois une décision et un acte politique " (Day, 2016, p. 85).

    Avec cet appel, nous invitons toutes les personnes intéressées à soumettre des contributions autour de thèmes de l'enseignement des langues qui traitent de la relation et de l'importance de la politique linguistique, notamment dans une approche glottopolitique (cf. Guespin & Marcellesi 1986 ; Lagares 2018), tant en ce qui concerne l'enseignement des langues étrangères que dans le contexte des langues minoritaires ou d'origine. Dans ce contexte, les contributions traitant de questions liées au choix de la langue, au pouvoir et au prestige, à la promotion et à l'utilisation des langues ainsi qu'à l'usage des langues dans le contexte scolaire sont résolument bienvenues (cf. Krumm 2021).

    Les contributions peuvent être rédigées en allemand, anglais, français, portugais ou espagnol et doivent être soumises entre 02 avril 2024 et le 31 Août 2024 (date limite de réception). Elles seront soumises à une procédure d'évaluation en double aveugle. Le numéro de la revue devrait être publié en janvier 2025.

    Soumissions: 02 avril 2024 et le 31 Août 2024
    https://periodicos.uff.br/gragoata/about/submissions#authorGuidelines

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