Descobrindo novas palavras no fluxo da fala: o impacto da prosódia na aquisição lexical
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v16i30.32924Palavras-chave:
aquisição lexical, prosódia, adjetivo, bootstrapping fonológico, DPResumo
Discute-se o papel da informação prosódica na aquisição lexical por crianças adquirindo o português do Brasil, tendo por foco elementos da categoria lexical ADJ(etivo). Assume-se que a fala se organiza em constituintes prosódicos hierarquicamente dispostos, parcialmente sensíveis à estrutura sintática, e defende-se que adultos e crianças usam pistas prosódicas para o reconhecimento da posição do adjetivo no DP (Experimento 1), identificam pseudopalavras como novos adjetivos (Experimento 2) e atribuem valor subjetivo ao realce prosódico do adjetivo anteposto a N (Experimento 3). Discutem-se os resultados obtidos à luz de modelos de processamento comprometidos com a aquisição de linguagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.