Descobrindo novas palavras no fluxo da fala: o impacto da prosódia na aquisição lexical

Autores

  • Maria Cristina Name UFJF

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v16i30.32924

Palavras-chave:

aquisição lexical, prosódia, adjetivo, bootstrapping fonológico, DP

Resumo

Discute-se o papel da informação prosódica na aquisição lexical por crianças adquirindo o português do Brasil, tendo por foco elementos da categoria lexical ADJ(etivo). Assume-se que a fala se organiza em constituintes prosódicos hierarquicamente dispostos, parcialmente sensíveis à estrutura sintática, e defende-se que adultos e crianças usam pistas prosódicas para o reconhecimento da posição do adjetivo no DP (Experimento 1), identificam pseudopalavras como novos adjetivos (Experimento 2) e atribuem valor subjetivo ao realce prosódico do adjetivo anteposto a N (Experimento 3). Discutem-se os resultados obtidos à luz de modelos de processamento comprometidos com a aquisição de linguagem.

 

 

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Biografia do Autor

Maria Cristina Name, UFJF

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). É professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atuando no Programa de Pós-Graduação em Linguística e no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da linguagem, aquisição lexical, psicolinguística, categorias lexicais e funcionais. Desenvolveu estágio pós-doutoral no Laboratoire de Recherche sur le Langage, na Université du Québec à Montréal (UQAM, Montreal, Canadá), com Rushen Shi (2009-2010). Atualmente, é coordenadora do GT de Psicolinguística da ANPOLL para o biênio 2010-2012, e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística (UFJF) desde agosto/2010.

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Publicado

2011-06-30

Como Citar

Name, M. C. (2011). Descobrindo novas palavras no fluxo da fala: o impacto da prosódia na aquisição lexical. Gragoatá, 16(30). https://doi.org/10.22409/gragoata.v16i30.32924

Edição

Seção

Artigos de Linguagem