Materialidades discursivas e o funcionamento da ideologia e do inconsciente na produção de sentidos

Autores

  • Belmira Magalhães Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Helson Flávio da Silva Sobrinho Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32961

Palavras-chave:

Discurso, ideologia, inconsciente, sentido, história.

Resumo

Filiados à perspectiva da Análise do Discurso (AD), compreendemos o sujeito do discurso enquanto ser radicalmente histórico − constituído pela linguagem, pela ideologia e afetado pelo inconsciente. Essa tomada de posição impõe levar em consideração as condições de produção na sociedade capitalista, como a exploração do trabalho e a produção-consumo de mercadorias. Sendo o discurso materialidade da ideologia, ele é sempre uma prática histórica, e seu funcionamento revela os gestos de interpretação dos sujeitos que atuam nas práticas sociais postas como necessárias à reprodução/transformação das relações de produção. Assim, pressupondo o funcionamento da ideologia e do inconsciente na produção dos efeitos de sentidos, este artigo analisa propagandas de empresas de telefonia móvel/celular. Trata-se de vídeos apresentados nas datas comemorativas do Dia das Mães e do Dia dos Pais. Nesta análise, compreende-se que essas propagandas põem em funcionamento a ideologia dominante, que “naturaliza”, mediante os efeitos de evidência, os lugares das mulheres e dos homens. Esse funcionamento é essencialmente atravessado pelas formações inconscientes capazes de corroborar a eficácia dos efeitos de sentido. Portanto, tais materialidades discursivas mobilizam uma rede de sentidos que revela um processo discursivo, o qual retoma e ressignifica os sentidos inscritos no discurso do Outro, confluindo na realização dos interesses de um “sujeito consumidor” que “faz suas escolhas” com “aparente” conhecimento de causa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Belmira Magalhães, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Com Pós-Doutorado em Análise de Discurso pelo Programa de Pós- Graduação em Letras da Universidade Federal Fluminense, atua como professor associado IV na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), nos cursos de Ciências Sociais e Letras, na graduação e na pós-graduação. Suas pesquisas e produções são desenvolvidas nas áreas de Análise do Discurso Político; Literatura e Estudos de Gênero. Seus trabalhos têm ênfase nos estudos sobre ideologia e inconsciente, história, política, gênero, literatura e sociedade. Atualmente, coordena o Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da UFAL. Dentre suas publicações, citamos as mais recentes, seu livro Contradição Social e Representação do Feminino, publicado pela Edufal (Maceió, 2011), e seu artigo Discurso, ideologia, inconsciente no livro Discurso e.... organizado por Bethania Mariani e Vanise Medeiros, publicado pela Viveros de Castro Editora Ltda. (2012).

Helson Flávio da Silva Sobrinho, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), participou como professor convidado no Programa de Pósgraduação em Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da UFAL na Linha de pesquisa Sociedade, Identidade e Pensamento Social. Lecionou a disciplina Análise do Discurso no curso de Especialização em Linguística e Literatura Brasileira na Academia Alagoana de Letras (2006-2008). Atualmente é professor de Linguística, Análise do Discurso na Faculdade de Letras da UFAL (Graduação e Pós-Graduação). Também atua no Curso de Especialização em Gerontologia Social da Faculdade de Serviço Social da UFAL. Tem experiência nas áreas de Linguística, Análise do Discurso (AD), Sociologia e Educação, dedicando-se principalmente aos temas Discurso, Língua, Velhice, Sociedade, Mídia e Educação. É membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL-UFAL) e do Colegiado da Graduação em Letras; atua ainda no Comitê Assessor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFAL. Dentre suas publicações estão o livro Análise do Discurso: fundamentos e prática do qual foi um dos organizadores, e o livro Discurso, Velhice e Classes Sociais, ambos publicados pela Edufal (Maceió, 2009 e 2007, respectivamente).

Downloads

Publicado

2013-07-06

Como Citar

Magalhães, B., & da Silva Sobrinho, H. F. (2013). Materialidades discursivas e o funcionamento da ideologia e do inconsciente na produção de sentidos. Gragoatá, 18(34). https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32961