Materialidades discursivas e o funcionamento da ideologia e do inconsciente na produção de sentidos

Auteurs

  • Belmira Magalhães Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Helson Flávio da Silva Sobrinho Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32961

Mots-clés:

Discurso, ideologia, inconsciente, sentido, história.

Résumé

Filiados à perspectiva da Análise do Discurso (AD), compreendemos o sujeito do discurso enquanto ser radicalmente histórico − constituído pela linguagem, pela ideologia e afetado pelo inconsciente. Essa tomada de posição impõe levar em consideração as condições de produção na sociedade capitalista, como a exploração do trabalho e a produção-consumo de mercadorias. Sendo o discurso materialidade da ideologia, ele é sempre uma prática histórica, e seu funcionamento revela os gestos de interpretação dos sujeitos que atuam nas práticas sociais postas como necessárias à reprodução/transformação das relações de produção. Assim, pressupondo o funcionamento da ideologia e do inconsciente na produção dos efeitos de sentidos, este artigo analisa propagandas de empresas de telefonia móvel/celular. Trata-se de vídeos apresentados nas datas comemorativas do Dia das Mães e do Dia dos Pais. Nesta análise, compreende-se que essas propagandas põem em funcionamento a ideologia dominante, que “naturaliza”, mediante os efeitos de evidência, os lugares das mulheres e dos homens. Esse funcionamento é essencialmente atravessado pelas formações inconscientes capazes de corroborar a eficácia dos efeitos de sentido. Portanto, tais materialidades discursivas mobilizam uma rede de sentidos que revela um processo discursivo, o qual retoma e ressignifica os sentidos inscritos no discurso do Outro, confluindo na realização dos interesses de um “sujeito consumidor” que “faz suas escolhas” com “aparente” conhecimento de causa.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Belmira Magalhães, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Com Pós-Doutorado em Análise de Discurso pelo Programa de Pós- Graduação em Letras da Universidade Federal Fluminense, atua como professor associado IV na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), nos cursos de Ciências Sociais e Letras, na graduação e na pós-graduação. Suas pesquisas e produções são desenvolvidas nas áreas de Análise do Discurso Político; Literatura e Estudos de Gênero. Seus trabalhos têm ênfase nos estudos sobre ideologia e inconsciente, história, política, gênero, literatura e sociedade. Atualmente, coordena o Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da UFAL. Dentre suas publicações, citamos as mais recentes, seu livro Contradição Social e Representação do Feminino, publicado pela Edufal (Maceió, 2011), e seu artigo Discurso, ideologia, inconsciente no livro Discurso e.... organizado por Bethania Mariani e Vanise Medeiros, publicado pela Viveros de Castro Editora Ltda. (2012).

Helson Flávio da Silva Sobrinho, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), participou como professor convidado no Programa de Pósgraduação em Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da UFAL na Linha de pesquisa Sociedade, Identidade e Pensamento Social. Lecionou a disciplina Análise do Discurso no curso de Especialização em Linguística e Literatura Brasileira na Academia Alagoana de Letras (2006-2008). Atualmente é professor de Linguística, Análise do Discurso na Faculdade de Letras da UFAL (Graduação e Pós-Graduação). Também atua no Curso de Especialização em Gerontologia Social da Faculdade de Serviço Social da UFAL. Tem experiência nas áreas de Linguística, Análise do Discurso (AD), Sociologia e Educação, dedicando-se principalmente aos temas Discurso, Língua, Velhice, Sociedade, Mídia e Educação. É membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL-UFAL) e do Colegiado da Graduação em Letras; atua ainda no Comitê Assessor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFAL. Dentre suas publicações estão o livro Análise do Discurso: fundamentos e prática do qual foi um dos organizadores, e o livro Discurso, Velhice e Classes Sociais, ambos publicados pela Edufal (Maceió, 2009 e 2007, respectivamente).

##submission.downloads##

Publiée

2013-07-06