A interface linguagem/mundo como produção simultânea: quando estudantes enfrentam a administração central em uma universidade pública
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32971Palavras-chave:
produção de real, sentido, prática discursiva, enunciaçãoResumo
Este artigo problematiza diferentes modos de conceber os vínculos entre o plano linguístico e o extralinguístico, rejeitando qualquer anterioridade deste sobre aquele. Como referencial teórico, parte-se de Bakhtin, afirmando-se um privilégio da variação sobre a estabilidade do sentido. Com Maingueneau e Deleuze, aponta-se uma necessária reflexão sobre o tempo, ao se propor uma dinâmica de coengendramentos entre linguagem e mundo. Nas análises, privilegiam-se os embates em notícias que tematizam a inauguração de um Restaurante Universitário em instituição pública do Rio de Janeiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.