A interface linguagem/mundo como produção simultânea: quando estudantes enfrentam a administração central em uma universidade pública

Autores

  • Bruno Deusdará Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Décio Rocha Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32971

Palavras-chave:

produção de real, sentido, prática discursiva, enunciação

Resumo

Este artigo problematiza diferentes modos de conceber os vínculos entre o plano linguístico e o extralinguístico, rejeitando qualquer anterioridade deste sobre aquele. Como referencial teórico, parte-se de Bakhtin, afirmando-se um privilégio da variação sobre a estabilidade do sentido. Com Maingueneau e Deleuze, aponta-se uma necessária reflexão sobre o tempo, ao se propor uma dinâmica de coengendramentos entre linguagem e mundo. Nas análises, privilegiam-se os embates em notícias que tematizam a inauguração de um Restaurante Universitário em instituição pública do Rio de Janeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Deusdará, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor adjunto de Linguística (Instituto de Letras/UERJ) e de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira/UERJ). Atua no Programa de Pósgraduação em Letras (área de concentração em Linguística) do ILE/ UERJ. Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e mestre em Letras, área de concentração em Linguística, pela UERJ. Atuou como professor I de Língua Portuguesa da rede pública estadual do Rio de Janeiro e como professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Suas áreas de interesse são Análise do Discurso, Estudos Enunciativos, Pesquisa-intervenção, Interface linguagem e trabalho, Produção de subjetividade, Práticas intersemióticas e Ensino de língua materna. É autor, entre outros, de Trajetórias em Enunciação e Discurso: conceitos e práticas, livro organizado em parceria com V. Santanna, publicado pela Claraluz (São Carlos, 2007).

Décio Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), D.E.A. em Sciences du Langage pela Université Paris III Sorbonne-Nouvelle (França), doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e estágio pós-doutoral na Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde trabalha com Linguística, Linguística Aplicada e Análise do Discurso (Graduação e Pós-graduação no Instituto de Letras) e Francês (na Educação básica do Instituto de Aplicação. É autor, entre outros, de Cartografias em análise do discurso: rearticulando as noções de gênero e cenografia, publicado na DELTA (PUC-SP, 2013), e de Perspectiva foucaulltiana, capítulo do livro Texto ou discurso? organizado por Beth Brait et alii (Contexto, 2012).

Downloads

Publicado

2013-07-06

Como Citar

Deusdará, B., & Rocha, D. (2013). A interface linguagem/mundo como produção simultânea: quando estudantes enfrentam a administração central em uma universidade pública. Gragoatá, 18(34). https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32971