A interface linguagem/mundo como produção simultânea: quando estudantes enfrentam a administração central em uma universidade pública

Autores

  • Bruno Deusdará Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Décio Rocha Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32971

Palavras-chave:

produção de real, sentido, prática discursiva, enunciação

Resumo

Este artigo problematiza diferentes modos de conceber os vínculos entre o plano linguístico e o extralinguístico, rejeitando qualquer anterioridade deste sobre aquele. Como referencial teórico, parte-se de Bakhtin, afirmando-se um privilégio da variação sobre a estabilidade do sentido. Com Maingueneau e Deleuze, aponta-se uma necessária reflexão sobre o tempo, ao se propor uma dinâmica de coengendramentos entre linguagem e mundo. Nas análises, privilegiam-se os embates em notícias que tematizam a inauguração de um Restaurante Universitário em instituição pública do Rio de Janeiro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruno Deusdará, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

    Professor adjunto de Linguística (Instituto de Letras/UERJ) e de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira/UERJ). Atua no Programa de Pósgraduação em Letras (área de concentração em Linguística) do ILE/ UERJ. Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e mestre em Letras, área de concentração em Linguística, pela UERJ. Atuou como professor I de Língua Portuguesa da rede pública estadual do Rio de Janeiro e como professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Suas áreas de interesse são Análise do Discurso, Estudos Enunciativos, Pesquisa-intervenção, Interface linguagem e trabalho, Produção de subjetividade, Práticas intersemióticas e Ensino de língua materna. É autor, entre outros, de Trajetórias em Enunciação e Discurso: conceitos e práticas, livro organizado em parceria com V. Santanna, publicado pela Claraluz (São Carlos, 2007).

  • Décio Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

    Possui mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), D.E.A. em Sciences du Langage pela Université Paris III Sorbonne-Nouvelle (França), doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e estágio pós-doutoral na Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde trabalha com Linguística, Linguística Aplicada e Análise do Discurso (Graduação e Pós-graduação no Instituto de Letras) e Francês (na Educação básica do Instituto de Aplicação. É autor, entre outros, de Cartografias em análise do discurso: rearticulando as noções de gênero e cenografia, publicado na DELTA (PUC-SP, 2013), e de Perspectiva foucaulltiana, capítulo do livro Texto ou discurso? organizado por Beth Brait et alii (Contexto, 2012).

Downloads

Publicado

2013-07-06

Como Citar

A interface linguagem/mundo como produção simultânea: quando estudantes enfrentam a administração central em uma universidade pública. (2013). Gragoatá, 18(34). https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32971