Pour l'enseignement d'une grammaire du sens
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.2014n36a32981Palavras-chave:
Gramática semântica. Ensino de língua. Recursos linguístico-discursivos.Resumo
No artigo, apresenta-se a concepção de uma “gramática do sentido e da expressão” (“enunciativa”, “discursiva” e “reflexiva”), como proposta de aplicação da teoria linguística ao ensino de língua (materna ou estrangeira) nas escolas, orientada para o desenvolvimento da proficiência linguística dos alunos. Contrapõe-se a “gramática semântica”, orientada para o sentido, à “gramática morfológica”, orientada para a descrição das formas linguísticas, a fim de se mostrar a necessidade de se refletir, na escola, acerca da finalidade semântica dos recursos linguísticos e da relação entre as formas e aquilo que significam de acordo com seu emprego. Defende-se a análise das categorias linguísticas como mecanismos de expressão que permitem descrever, narrar e argumentar de acordo com a situação de comunicação.
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Artigo em francês.
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